O prefeito de Poá, Saulo Souza, participou na terça-feira (26) da abertura do 67º Congresso Estadual de Municípios de São Paulo (CEM-SP), realizado pela Associação Paulista de Municípios (APM). O evento segue até quinta-feira (28), na Arena Pacaembu, na capital paulista, e reúne cerca de 7 mil participantes, entre prefeitos, secretários, técnicos e lideranças políticas de todo o Estado e do país.
Estiveram presentes na abertura o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e o ex-presidente da República, Michel Temer, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O prefeito Saulo Souza ressaltou a relevância do encontro para ampliar a visibilidade e o protagonismo do município. “É um evento que reúne a classe política do Estado e do país para discutir os principais temas que afetam diretamente os municípios. Poá é uma cidade que agora tem vez e tem voz, e que faz aproximações e articulações políticas relevantes, ampliando cada vez mais a representatividade da nossa cidade no Estado de São Paulo e no Brasil”, afirmou.
Além do prefeito, secretários municipais de Poá também participam do congresso. Nesta quarta-feira (27) eles acompanham novos painéis temáticos, que abordam temas estratégicos e a busca por soluções inovadoras para os desafios municipais.
“Esses são grandes momentos de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da nossa gestão. Uma oportunidade única para conhecermos novas ideias, ampliarmos contatos e mostrarmos o protagonismo de Poá no cenário estadual”, acrescentou o prefeito, que, além de acompanhar a cerimônia de abertura, visitou os estantes instalados em uma das arenas do evento para conhecer as novidades relacionadas à gestão pública.
Congresso
O congresso contará com mais de 100 palestras, distribuídas em quatro arenas de debates. As atividades incluem plenárias, formações práticas, networking e a maior feira de soluções públicas do calendário nacional. Durante os três dias de evento, além das discussões políticas e técnicas, haverá espaço para apresentação de boas práticas de gestão, além de atrações culturais e esportivas. A participação da iniciativa privada e do terceiro setor reforça o caráter de integração e abre caminho para parcerias capazes de transformar políticas públicas em resultados concretos.
Entre os principais objetivos do 67º CEM-SP estão: conectar gestores municipais a autoridades estaduais e federais; integrar recursos e programas; estimular consórcios regionais; e fortalecer o desenvolvimento integrado. O encontro também busca ampliar a voz das cidades junto aos governos estadual, federal e ao Congresso Nacional.
De acordo com a Associação Paulista de Municípios, a ideia é oferecer aos gestores municipais ferramentas práticas e conhecimento para enfrentar os desafios cotidianos das administrações, além de promover soluções que possam ser replicadas em diferentes realidades do Estado.




Saulo Souza participa do 67º Congresso Estadual de Municípios de São Paulo - (Foto: Irineu Júnior/Divulgação)




