Em solenidade na sede da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira (PL), o Farofa, participou da sanção ao Plano Municipal da Primeira Infância, que havia sido aprovado no Legislativo na semana passada. Ao lado da prefeita do Município, Mara Bertaiolli (PL), e do coordenador especial para a Primeira Infância, Cláudio Rodrigues, também compareceram os vereadores Malu Fernandes (PL) — presidente da Comissão Permanente de Educação do Legislativo —, Bi Gêmeos (PSD), Edson Santos (PSD), Pedro Komura (União Brasil), Johnross (PRD e Priscila Yamagami (PP).
Além da sanção do Plano, o evento foi marcado pelo início das operações do “Monitor de Dados da Primeira Infância”. O personagem virtual “Nelson, o nenê”, ajudou na apresentação dos dados que vão nortear as políticas públicas da primeira infância, fase da vida que abrange crianças desde a gestação (idade zero) até os seis anos de vida.
Farofa disse que os vereadores se esforçaram para aprovar o projeto de lei que criou o Plano da Primeira Infância com velocidade e discernimento. “Fiquei muito feliz porque todos os vereadores entenderam a importância do tema. Em 40 dias, a propositura tramitou nas comissões pertinentes, passou por audiência pública e recebeu o aval dos meus pares em plenário. Foi uma demonstração da boa vontade dos parlamentares em ajudar nossa prefeita a fazer o melhor na vida dos mogianos. Nossa prefeita, como mãe e professora, tem muita sensibilidade nessas questões. Agradeço especialmente aos profissionais das creches e escolas municipais pelo cuidado com nossas crianças”.
A prefeita Mara Bertaiolli agradeceu a agilidade e a compreensão da Casa de Leis mogiana na análise do tema. “Obrigada à Câmara. Nossos vereadores votaram rápido porque entenderam a relevância deste projeto. Toda vez que houver um projeto importante para os mogianos, eu assumo o compromisso de chamar os vereadores aqui e fazer todas as explicações que forem necessárias”.
Plano
O Plano Municipal da Primeira Infância terá validade de 10 anos e passará por revisão a cada dois anos. Trata-se de um compilado de estratégias multissetoriais que vão envolver Educação, Nutrição, Mobilidade, Obras, Lazer, Cultura, Esporte, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, entre outras áreas.




Vereadores de Mogi acompanham sanção do Plano da Primeira Infância - (Foto: Divulgação/CMMC)




