sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Adesão ao isolamento cai em meio ao período mais crítico da pandemia

Cinco das sete cidades avaliadas pioraram seus índices em uma semana; nenhuma registrou melhora

02 março 2021 - 23h00Por Daniel Marques - de Suzano
A alta no número de casos e mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no Alto Tietê não intimida a população das cidades da região, que a cada dia que passa ignora ainda mais o isolamento social. 
 
Dados do Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP) atualizados na tarde de ontem (2) com números da última segunda-feira (1°) apontam que cinco das sete cidades que entram no levantamento registraram redução no distanciamento, nenhuma apresentou melhora e duas mantiveram seus números. 
 
O comparativo é feito com a segunda-feira da semana passada (22 de fevereiro). Ferraz, que por diversas vezes foi protagonista por ter os melhores números do levantamento (sempre acima de 40%), desta vez apresentou isolamento abaixo desta marca. 
 
Apenas 39% das pessoas estão seguindo as regras sanitárias e ficando em casa. No dia 22, o isolamento foi de 40%. 
 
Os melhores números – mas não menos otimistas – estão em Santa Isabel, onde 41% dos moradores se isolaram. A cidade foi uma das que mantiveram os mesmos números da última segunda-feira de fevereiro.
 
A outra foi Mogi, cidade que já tem hospitais públicos e privados em colapso. No total, 37% dos mogianos respeitaram o isolamento social – o número é o mesmo da segunda-feira retrasada.
 
Nas demais cidades, a situação parece mudar para pior a cada dia. Arujá teve a maior diferença em uma semana, caindo de 34% no dia 22 para 32% no dia 1°.
 
Em Suzano, a queda foi de 38% para 37% no período. 
 
Já em Itaquá, a o isolamento reduziu de 37% para 36% em uma semana. Em Poá, 35% das pessoas respeitaram o distanciamento, caindo para 34% na semana seguinte. 
 
Simi-SP
 
O sistema funciona por meio de uma parceria com quatro operadoras de telefonia móvel (Claro, Oi, Tim e Vivo), que colhe informações de deslocamento e os transforma em uma espécie de mapa de calor. Assim, a plataforma consegue identificar os índices de isolamento dos locais.
 
As três cidades menos populosas da região (Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema) não entram no levantamento por este motivo.

Deixe seu Comentário

Leia Também