sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Alto Tietê recebeu 79,7 mil vacinas, mesma quantidade de Santo André

Com 1,67 milhão de habitantes, região recebeu 79,7 mil doses; Santo André recebeu 79,6 mil com 721,3 mil moradores

05 março 2021 - 23h27Por Daniel Marques - de Suzano
Com pouco mais de 1,67 milhão de habitantes, segundo estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Alto Tietê recebeu 79,7 mil doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). O número é quase igual ao de vacinas recebidas apenas pela cidade de Santo André, no ABC Paulista, que tem 721,3 mil habitantes (segundo a estimativa do instituto) e recebeu 79,6 mil doses.
 
Os dados da plataforma “Vacina Já”, do governo do Estado, mostram que a diferença é bastante expressiva, já que juntas, as dez cidades da região receberam praticamente o mesmo número de vacinas que apenas uma cidade do ABC que, em números, não tem nem metade da população do Alto Tietê.
 
A situação não ocorre apenas com Santo André. A cidade de São Bernardo do Campo recebeu 73,1 mil doses. É um município com população estimada em 844,4 mil pessoas – metade da do Alto Tietê.
 
Outro exemplo que ilustra bem a diferença nos números das duas regiões está no comparativo entre Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul. A primeira é a cidade mais populosa das dez do Alto Tietê, com 450,7 mil habitantes. A segunda é apenas a quinta com mais moradores, considerando as sete do ABC Paulista, com 161,9 mil pessoas.
 
Só que quem recebeu mais vacinas foi São Caetano. No total, o município do ABC já conseguiu 32,1 mil doses, enquanto Mogi das Cruzes, com uma população quase três vezes maior, recebeu apenas 28 mil vacinas.
 
Os dados incluem as duas vacinas disponíveis do Estado de São Paulo: a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e a vacina Oxford/AstraZeneca.
 
Todas as informações contidas nesta reportagem estavam disponíveis até as 15h30 de ontem (5).
 
O DS consultou a Secretaria Estadual de Saúde e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), para entender o motivo de tamanha diferença no número de doses entre as regiões do Alto Tietê e do ABC Paulista. Porém, até o fechamento da matéria, nem o Condemat nem a pasta de Saúde haviam respondido aos questionamentos.
 
Vacinados
 
A mesma plataforma divulga o número de vacinados em todo o Estado de São Paulo. Das doses que chegaram, 70,1 mil já foram aplicadas. Mogi está entre as 15 que mais vacinaram até o momento no Estado, com 23,8 mil doses aplicadas.
 
Na região, Suzano vem em seguida, com 14,3 mil pessoas contempladas, enquanto Ferraz aparece na terceira posição, com 8,1 mil aplicações.

Deixe seu Comentário

Leia Também