sábado 15 de junho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 15/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Tecnologia e ensino

Alunos do Boa Vista começam a ter aulas com computadores

Escola Municipal Professora Ignez de Castro Almeida Mayer recebeu 72 chromebooks da Secretaria de Educação de Suzano

11 maio 2022 - 17h00Por de Suzano

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Ignez de Castro Almeida Mayer, localizada no bairro Cidade Boa Vista, tiveram na última segunda-feira (9) suas primeiras aulas com os computadores conquistados pela Secretaria de Educação de Suzano no início de 2022. Ao todo, a instituição conta com 72 chromebooks – equipamentos com sistema operacional do Google – para serem utilizados pelas crianças, cada uma com seu próprio usuário pessoal.

A aula ministrada pela professora Priscila Cristina era da disciplina de Matemática e contou com uma série de atividades realizadas na plataforma Matific, a exemplo de jogos de soma e subtração, aliando conceitos multidisciplinares de áreas como língua portuguesa, ciências e artes por meio de palavras em extenso, identificação de espécies de animais e combinação de cores com tintas.

Para o aluno Diego Domingos da Silva, de oito anos, a novidade foi muito bem-vinda. “Eu brincava com o computador do meu irmão e agora posso usar um em sala de aula. Estava ansioso para começar a mexer nele”, comentou. Já a aluna Marina Pires de Lima, também de oito anos, falou de sua atividade favorita na plataforma Matific: “O que eu mais gostei foi o jogo de colocar tinta e somar os números, é muito legal”.

Todas as ações disponibilizadas na plataforma contam com uma linguagem lúdica e própria para o ensino, construindo uma curva progressiva de ensino com os alunos para adaptar os níveis dos desafios de forma dinâmica, a fim de desafiar as capacidades dos alunos ao passo que aprendem conceitos trabalhados em sala de aula.

Na visão da professora Priscila Cristina, a melhor parte dos trabalhos é ver o entusiasmo das crianças. “Além da novidade em sala, isso faz a diferença no aprendizado dos alunos, que podem brincar e somar conhecimento de forma integrada. Nós, professores da rede municipal, queremos apoiar as crianças de forma lúdica com as habilidades que eles desenvolvem”, contou.

Segundo o diretor da escola, Daniel Nepomuceno, houve um grande processo de capacitação dos professores para oferecer o benefício ao ensino das crianças. “Todos estávamos esperando muito esse momento de aliar a tecnologia às aulas deles. Como vemos diariamente, o mundo evoluiu e a educação precisa acompanhar isso de perto, porque assim estaremos próximos de dar um passo a mais para ajudar os estudantes com métodos que também fortalecem a nossa prática pedagógica”, disse.

Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, utilizar os benefícios da interatividade no ensino será um grande aliado dos professores em sala de aula. “Fico muito contente em ver esse trabalho sendo iniciado na escola, pois decidimos nos abrir para o novo por meio de uma tecnologia eficaz e segura, e esperamos ver os resultados no aprendizado dos nossos estudantes. Este é um projeto que vai se desenvolver ainda mais em vários pontos da cidade no futuro”, disse.