sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Amigo de Rayssa Leal, skatista vê importância de incentivar esporte

Davison Bob é um dos grandes nomes do skate de Suzano, vive em Los Angeles e trabalha com os melhores skatistas do mundo

27 julho 2021 - 23h45Por Matheus Cruz - de Suzano
As duas medalhas de prata conquistadas pelos skatistas brasileiros Kelvin Hoefler e Rayssa Leal nos Jogos Olímpicos de Tóquio seguem sendo muito celebradas. Amigo pessoal da "Fadinha", como Rayssa é conhecida, o skatista suzanense Davison Fortunato, o Bob, destacou a importância das conquistas e a evidência que a modalidade está ganhando no país.
 
O feito obtido do outro lado do mundo é inédito, já que a modalidade é estreante nas Olimpíadas. Segundo Davison Bob, um dos grandes nomes do skate em Suzano que hoje vive em Los Angeles e trabalha com os melhores skatistas do mundo, a vitória de Rayssa Leal, de apenas 13 anos, representa a importância de que mais investimentos sejam feitos para o esporte.
 
"O skate nas Olimpíadas trouxe a maior essência da competição, que é a confraternização entre as pessoas e os povos. A vitória de Rayssa trouxe o poder da mulher e possibilidades para o futuro pela representatividade que traz. As mulheres têm as mesmas possibilidades que os homens, porém, não são tão incentivadas desde o começo", explica.
 
Apesar da repercussão positiva com a torcida de todo o País, a modalidade nem sempre foi bem vista. Marginalizada, a prática chegou a ser proibida por lei no fim da década de 80. A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) foi responsável pela liberação do skate durante o seu mandato à frente da prefeitura de São Paulo, entre 1989 e 1992.
 
De lá pra cá, o esporte passa por avanços significativos. Em Suzano, Davison Bob é um dos grandes responsáveis por reivindicar a implantação da pista localizada nas dependências do Parque Max Feffer - batizada como Suzano Skate Park. O local é referência na região e até a nível nacional.
 
Inaugurada no final de 2018, a pista está entre as maiores da América Latina e é adaptada para receber campeonatos estaduais e nacionais. O aparelho conta com 2,6 mil m² de construção e 20 obstáculos, além de uma arquibancada aberta ao público.
 
"Suzano é referência no esporte e a pista de Suzano é comparada à pista de Tóquio. Para as próximas Olimpíadas, a pista está muito avançada e pode ser um centro de treinamento real", destaca o skatista Davison Bob.
 
Amigo de Rayssa, ele conta que a skatista é apoiadora da causa em Suzano, inclusive, ela chegou a confirmar presença na inauguração da pista da cidade, mas teve um problema no voo e acabou não vindo. Com a humildade entre os principais fundamentos, o skatista avalia que a prática sobre rodinhas está em evolução e cumpre papel social de grande importância para o futuro.

Deixe seu Comentário

Leia Também