sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Aplicativo para acompanhar trajeto de ônibus em tempo real fica pronto até dezembro

Prefeitura aguarda a implantação da ferramenta pela concessionária Radial Transporte, que atua na cidade

31 outubro 2021 - 05h00Por Matheus Cruz - de Suzano
Os passageiros que usam diariamente os ônibus das linhas municipais para se locomover poderão acompanhar por GPS o trajeto do coletivo durante a espera. A ferramenta deve chegar até dezembro, conforme previsão da Prefeitura de Suzano, que aguarda a implantação pela Radial Transporte. 
 
De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, a ferramenta que permite a consulta por GPS ainda está em teste, mas os passageiros já contam, atualmente, com o atendente virtual “Chama Radial”, onde é possível realizar consulta ao saldo do bilhete eletrônico, cancelamentos e solicitações. 
 
A ferramenta funciona pelo Telegram @oncardbot. A expectativa agora, é que os passageiros possam contar com o "CittaMobi", ferramenta de consulta por GPS que poderá facilitar a mobilidade por meio do transporte, sendo possível consultar com antecedência em qual rua está o ônibus. 
 
O investimento é de R$ 60 mil. A expectativa para a implantação do aplicativo é grande por parte dos passageiros. Segundo a cuidadora de idosos Eliana Arruda, 51, a ferramenta facilitaria diretamente na mobilidade diária que realiza entre o trabalho, no Centro, até a Chácaras Duchen, onde mora. 
 
“Seria muito mais fácil. Às vezes a gente passa mais de duas horas esperando o ônibus em pé no ponto. Com a consulta, ao menos conseguiria fazer outras coisas se soubermos que o ônibus vai demorar de chegar”, conta. A pedagoga Cláudia Silva, 29, também avalia que a adoção do aplicativo seria positiva. A suzanense usa o transporte coletivo diariamente para fazer o trajeto entre sua casa e a faculdade, em Itaquaquecetuba. 
 
“Ajudaria muito. Saio da estação correndo para pegar o ônibus, outras vezes ele demora muito, então nunca temos uma previsão de demora. O aplicativo ajudaria ao menos a ter esse controle”, disse. De acordo com o consultor técnico Emerson Pereira, 30, e a cuidadora Edinéia Rodrigues, 32, o aplicativo já deveria estar em funcionamento há muito tempo, inclusive como forma de dar mais segurança aos passageiros. 
 
“É muito ruim ficar por horas esperando um ônibus sem nem ter ideia de quando ele vem. A situação piora nos feriados, com maiores intervalos e também quando é à noite. Isso envolve riscos até à nossa segurança”, lembra. 
 
Além de projetar a implantação do aplicativo, a Prefeitura pretende iniciar a revitalização do Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte. A responsável pela obra é a empresa concessionária Radial Transporte, e o projeto elaborado ainda está sendo analisado pela pasta responsável.

Deixe seu Comentário

Leia Também