sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Parceria

Assistência Social se reúne com entidades e apresenta balanço de ações

Encontro desta terça-feira (7) contou com as presenças de 15 representantes e do prefeito Rodrigo Ashiuchi

08 dezembro 2021 - 10h10Por de Suzano

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano realizou na manhã desta terça-feira (7) uma reunião de trabalho com as entidades conveniadas do município. O encontro sediado no anfiteatro Orlando DiGenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, contou com cerca de 15 representantes e com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi para um balanço das ações deste ano e sobre as perspectivas para 2022.

A reunião, liderada pelo chefe da pasta, Geraldo Garippo, apresentou as principais atividades desempenhadas pela secretaria nas diferentes frentes de trabalho, que garantiu a inserção de mais de 3 mil famílias no Cadastro Único e novas conquistas para a área social, tais como a descentralização do atendimento para as unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com mais conforto, proximidade e captação do público.

Além disso, a pasta também inaugurou neste ano a “Sala dos Conselhos” no chamado “Quarteirão Social”, equipamento inédito que reúne os principais serviços sociais do município, com espaço adequado para atendimento, reuniões e apresentações. A pasta ainda realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social e retomou importantes conselhos municipais, como o de Promoção e Igualdade Racial (Compir) e o de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) a fim de garantir cada vez mais direitos à população.

Na oportunidade, o prefeito parabenizou as conquistas e agradeceu a parceria com as entidades conveniadas, que desempenham serviços de proteção básica e de alta complexidade, incluindo convivência e fortalecimento de vínculos e os diferentes módulos de acolhimento para públicos específicos em situação de vulnerabilidade social.

“Essas parcerias são de extrema importância para a administração municipal porque complementam parte de um trabalho indispensável à população, que são os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além do acolhimento a quem mais precisa. Em 2021, passamos por mais um ano atípico com a pandemia, mostrando toda a relevância e urgência do trabalho social no município”, disse.

Ao todo, a reunião apresentou 21 trabalhos das entidades conveniadas, sendo eles: Amanhecer - Luz do Amanhã; Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADVIS) - Aquarela; Kolping São José - Espaço e Convivência; Fundação MGI - Eu Tenho Um Sonho; Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE) - Mentes Brilhantes; Instituto Virtutis - Novos Dons; Instituto Thadeu José de Moraes (ITJM) - Retratos da Vida; Amar Holiness - Tempo de Viver e Conviver; Umuarama - Casa dos Sonhos; AADVIS - Integração; Fundação MGI - Melhor Idade; Kolping - Renascer; ONG Viva a Vida; AADVIS - Viver Bem; AADVIS - Recanto do Girassol; AAMAE - Centro Dia do Idoso (CDI); AADVIS - Residência Inclusiva; Instituto Beneficente Viva a Vida (IBVV) - Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica); Casa São Vicente de Paulo - Viva Mais; IBVV Casa de Mulheres; e Cáritas Suzano - Bom Samaritano. 

Só em 2021, as parcerias garantiram 1,2 mil vagas em serviços de proteção básica e 290 na alta complexidade, com 226 pessoas contratadas e repasse anual avaliado em R$ 8,5 milhões. Por fim, o chefe da pasta também compartilhou perspectivas para 2022, com a abertura de quatro novos editais para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), Educação Permanente e Medida Socioeducativa em Meio Aberto, além da contratação de empresas especializadas para a realização do Diagnóstico Sócio-Territorial de Suzano e da Busca Ativa.

“Demos passos importantes em 2021, contando com a contribuição dos nossos colaboradores e das entidades parceiras. Para o ano que vem, desejamos fortalecer ainda mais essa relação para serviços de qualidade que atendam às necessidades da população. Que venha mais um ciclo de conquistas e de muita saúde”, disse Garippo, que completa um ano na liderança da pasta.

O encontro ainda foi acompanhado pelos presidentes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Helisson Bueno e Elaine Cavalheiro; pelo coordenador do Cáritas Suzano, Valmor Preis; e pelos presidentes Ivani Soares (Associação Casa dos Sonhos- Umuarama), Onadir Silva de Lima (ONG Vida Nova); Maria Aparecida Gimenes (Fundação MGI), Sílvia Rangel (AAmae e coordenadora do ITJM); Adilson dos Santos (Kolping São José), padre Luís Hidalgo (Instituto Virtutis), Suzana Rose (Projeto Amanhecer) e Cleomarcia de Oliveira Silva Barboza (AADVIS); além da representante do Instituto Amar Holiness, Sílvia Letícia Carrelo Amrako.

Deixe seu Comentário

Leia Também