segunda 15 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/07/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Bombeiros de Suzano alertam para riscos de soltura de fogos

Carbonel também alerta para cuidados ao soltar e evitar acidentes

07 julho 2024 - 14h00Por Fernando Barreto - de Suzano
O comandante do Corpo de Bombeiros de Suzano, Marcos Carbonel, alerta para a possibilidade de mais leis que regulamentem a soltura de fogos de artifício, principalmente no período de frio, quando a mata está mais seca e surgem mais queimadas.
 
A declaração veio em entrevista ao DS nesta semana. Questionado sobre um número de incêndios ocasionados diretamente pela soltura de fogos ou balões, ele ressalta que não existem, uma vez que na maioria das vezes o fogo se alastra rapidamente e “não é mais possível saber a origem”.
 
Mas ele é enfático ao afirmar que muitos incêndios começam a partir desses objetos.
 
“Não temos um número (de incêndios em decorrência de fogos e balões), mas posso afirmar com certeza que muitos ou a maioria começam com esses objetos”.
 
A soltura de balões no Brasil é proibida por lei ambiental, mas os fogos não. 
 
Há alguns municípios que proíbem a soltura, mas mais devido aos prejuízos para crianças autistas e animais, não para proteção contra incêndios.
 
“Ano retrasado, no final de ano, pegou fogo em uma grande empresa. Foi reportado pelo segurança da empresa. Incêndio descontrolado”, afirmou.
 
Carbonel também faz alertas para os cuidados ao soltar fogos.
 
“Primeiro que só deve ser manuseado por adultos e jamais por crianças. Segundo, nunca deve ser próximo de matas ou fiações elétricas. E jamais apontar para alguém. É sempre necessário ler as regras de segurança nas caixas do produto”, afirmou.
 
Junho e julho acontecem as famosas festas juninas e julinas, que tem como atração típica fogos e fogueiras, mas o uso precisa ser consciente.

Deixe seu Comentário

Leia Também