sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coronavírus

Casos de Covid-19 disparam no início do ano e preocupam cidades

Casos registrados em Suzano passaram de 18 para 543 nos primeiros 15 dias de janeiro

23 janeiro 2022 - 19h00Por Matheus Cruz - da Reportagem Local
Todas as cidades do Alto Tietê registram a disparada de casos de Covid-19 na primeira quinzena de 2022. Apenas em Suzano, o salto foi de 18 para 543 na comparação entre os primeiros 15 dias de dezembro e o mesmo período de janeiro de 2022. Em Itaquaquecetuba, o aumento foi de 80%.
 
Além dos recentes registros que apontam aumento nos casos, os municípios seguem acompanhando a alta de casos de síndromes respiratórias. São reforçadas a importância do uso de máscara e da frequente higienização das mãos, assim como a adesão à vacinação contra a Covid-19.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Suzano, foram computados 18 casos de Covid-19 no período de 1 a 15 de dezembro de 2021. Já nos primeiros dias de janeiro foram 543.
 
Atualmente, a pasta realiza atendimento de pessoas com sintomas da doença nos postos de saúde e no Pronto-Socorro Municipal (PS), onde há 22 leitos para internação com suporte ventilatório.
 
Em Itaquá, onde o aumento foi de 80% na primeira quinzena de janeiro. O registro foi percebido pelo número de realizações de teste rápido com resultado positivo atestados pela Viep (Vigilância Epidemiológica) e pelo número de realizações do exame PCR.
 
“O momento é de cautela, por isso é fundamental que, neste momento, os cidadãos sejam conscientizados da importância de se cuidar. Isso não deve ser visto como privação, mas cuidado consigo e com o próximo”, destacou o Executivo em nota ao DS.
 
O aumento também ocorreu em Mogi das Cruzes, entretanto, o Executivo não informou de quanto foi. Segundo a Prefeitura, a disparada se deve a movimentação registrada do final do ano para cá, impulsionando o reforço dos serviços de saúde para atendimento à população.  Neste processo, o Hospital Municipal em Braz Cubas segue servindo como referência para o atendimento a casos mais graves e, nesta semana, passou a contar com tendas externas para melhoria do fluxo e melhor acomodação dos pacientes e seus acompanhantes. 
 
Já em Guararema, foram identificados 436 novos casos de Covid-19 nos primeiros 15 dias do ano. A Administração avalia que “houve um aumento considerável em relação à quinzena anterior”. O município também segue reforçando os protocolos.
 
Neste mesmo recorte, Santa Isabel teve um aumento de 262% nas notificações de Covid-19. Os casos estão sendo atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.
 
Em Ferraz de Vasconcelos, apenas neste período foram feitos 4.775 testes para identificação do novo coronavírus. Entre eles, 1.685 foram positivos, uma taxa de 35% do total.
 
Poa também tem observado um aumento dos casos. No período de 1º de dezembro a 18 de dezembro de 2021, foram 185 casos suspeitos de síndrome gripal, destes foram confirmados seis casos para Covid-19 e descartados 179. Já em janeiro, no mesmo período, são 562 casos suspeitos de síndrome gripal, destes confirmados 162 casos.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também