sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Castelo histórico de Ferraz aguarda reforma

Vizinhos próximos ao imóvel relatam precariedade e descaso no local

03 julho 2022 - 18h00Por Donizetti Tobias Jr. - Da Região
Patrimônio Histórico de Ferraz de Vasconcelos, o Castelo Vivenda Zenker está abandonado e aguarda reforma. O imóvel é histórico. Construído em meados da década de 1940, o castelo pertencia ao jornalista Arthur Zenker e possui arquitetura rústica.
 
Segundo dados da biblioteca José Andere, chegou a servir de abrigo para refugiar alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
 
Hoje, apesar de não ter barreiras, o espaço não é aberto para visitação. Nele, ainda há pinturas e azulejos da época, porém, desgastados pelo tempo.
 
O DS visitou o imóvel nesta terça-feira (28) e conversou com moradores próximos, que demonstraram insatisfação com a precariedade existente.
 
As vizinhas Lucimara Aparecida, Hélida Nunes e Edna Alves relataram invasões de jovens, insatisfações, expectativas e claro, as consequências que o ambiente traz para a vizinhança. Elas dizem que o próprio bairro se policia para não descartar lixos no local, mas que está tudo ‘largado’. Lucimara afirma já ter visto parte da construção ceder e relembra das promessas feitas pela prefeita Priscila Gambale. “Quando ganhou, o primeiro projeto que ela disse que tinha em mente era a restauração do castelo. Já vão fazer 2 anos e nada. A única coisa é abaixar o mato e mais nada”, diz.
 
Segundo as moradoras do bairro Castelo, há ainda pessoas que vão para o local para usar drogas e ‘outras coisas’. Mencionam também que há ratos e ratazanas pelos entulhos, além de aranhas nas proximidades. Para Lucimara, a solução provisória seria construir muros em volta do terreno. “Acho que deviam murar e por cerca elétrica para não ter acesso mesmo, para preservar e melhorar a vizinhança. Evitaria juntar lixos na área e na rua”, completa.
 
Hélida diz que a melhor intervenção era fazer algo para as crianças do bairro. Edna relembra que a prefeitura fez uma alteração na obra para construção do Posto de Saúde ao lado do castelo, mas que não reestruturaram nada do imóvel em si. Ela completa sugerindo a elaboração de um museu no local. “Tem tantas escolas e crianças por perto, podiam ser um ambiente para valorizar e ensinar a história”, completa.
 
Segundo a Prefeitura de Ferraz, o objetivo da Prefeitura é transformar o espaço em um equipamento cultural. O processo para liberação da verba e início das obras está em tramitação no governo do Estado. A Prefeitura espera que esse trâmite seja concluído o mais rapidamente possível”.

Deixe seu Comentário

Leia Também