sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Segurança

Com 88 novos veículos, CPA/M-12 completa 16 anos de operação

Sessão Solene foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), em Mogi; evento contou com entrega de honrarias

25 maio 2022 - 21h28Por Thiago Caetano - da Região
Com 88 novos veículos e 67 novas armas, o Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12) completou 16 anos de operação no Alto Tietê. Uma sessão solene, para celebrar a data, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (25), no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O evento contou com presenças de autoridades e houve entrega de honrarias.
 
O atual comandante da CPA/M-12, o coronel PM Wagner Giurni Gomes, destacou avanços. Segundo ele, as viaturas e os novos equipamentos foram adquiridos entre o final de 2021 e o início de 2022. Foram 72 novos carros e 16 motos, além de 67 novas armas de impacto e novos fuzis de calibre 762 e 556. 
 
“Grandes avanços estão em andamento. Como o projeto em quarteirização de manutenção da frota, implantação de câmeras portáteis (inicialmente em Itaquaquecetuba) e reformas em instalações policiais em Mogi, Suzano e Itaquá”, destacou o coronel.
 
Giurni afirmou que sua principal missão é a integração com as forças policiais e de segurança. “Integração com as unidades da Polícia Militar (PM) que fazem divisa com a CPA/M-12 e unidades especializadas. Para somarmos esforços e multiplicarmos os resultados positivos em relação a segurança pública. Sempre visando a segurança da população do Alto Tietê”, ressalta.
 
O evento também contou com a presença de ex-comandantes da unidade. Entre eles o coronel PM José Raposo de Faria Neto, antecessor de Giurni. Ele atuará no Centro de Assuntos Jurídicos (CAJ), em São Paulo. Seu retrato será colocado na Galeria de Comandantes. Ele foi inaugurado durante a solenidade. “Uma alegria tremenda ter trabalhado no Alto Tietê, região que levo com muita consideração e carinho no coração”, disse.
 
Para ele, este momento após o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) requer bastante atenção. Este é o principal desafio do novo comando. “Temos uma retomada da atividade produtiva e o crime vem no arrasto disso. O desafio agora é manter uma presença ainda mais massiva nas ruas”, analisa.
 
Evento
 
Durante a solenidade, houve a entrega com a medalha “Challenge Coin” da CPA/M-12. Ela é distribuída em razão dos relevantes serviços prestados pela comunidade local. Entre os indicados estão a componente do Rotary Clube de Ferraz de Vasconcelos, Sônia Cristina Mota Torquato, e o atual presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Boa Vista (Conseg), de Suzano, Roberto Kazuriro Kobayashi. 
 
Dois policiais militares e o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), o tenente coronel PM Angelo Augusto Freitas de Souza, além dos ex-comandantes da CPA/M-12, foram agraciados com a Challenge Coin.