sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Com cota racial e paridade de gênero, OAB de Suzano inicia preparativos para eleições

Na prática, as chapas deverão reservar 30% das vagas para pretos e pardos, além de 50% para candidaturas de cada gênero

22 junho 2021 - 14h28Por Matheus Cruz - de Suzano
Faltando seis meses para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, o órgão está em processo de preparação para o pleito que vai definir a nova diretoria responsável pela gestão 2022-2024. Entre as novidades da eleição deste ano, prevista para ocorrer no mês de novembro, está o sistema de cotas para negros e paridades de gênero. 
 
É a primeira vez que as eleições para o Conselho Federal, seccionais e subseções da OAB terão o sistema de cota racial e de paridade de gênero. Na prática, as chapas deverão reservar 30% das vagas para pretos e pardos, além de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares como para suplentes. Sendo assim, esse será um requisito obrigatório para obter o registro nas eleições. 
 
Apesar da pandemia ter alterado os meios de atuação de diversas categorias, fora o sistema de cotas, a eleição deverá seguir os mesmos padrões. Ocorrendo de forma presencial, apenas os advogados inscritos na subseção de Suzano poderão participar do processo eleitoral. Na ocasião, o advogado inscrito poderá escolher a diretoria municipal bem como os representantes estaduais. 
Para a escolha da nova diretoria, que conta com os candidatos a presidente, vice-presidente, secretário geral, secretário adjunto e tesoureiro, a OAB Suzano conta atualmente com cerca de 1,1 mil advogados inscritos e aptos para participarem da votação. 
 
Representando a OAB Suzano por duas gestões (2016-2018 e 2019-2021), o atual presidente do órgão, Wellington Santos, avalia como de suma importância o novo sistema de cotas. Apesar da experiência na administração do órgão, Santos não pretende lançar nova candidatura. Segundo ele, a ideia é apoiar uma nova chapa que ainda está em formação. Entretanto, o atual presidente projeta ocupar a função de conselheiro da OAB estadual, compondo a chapa do advogado Caio Augusto Silva dos Santos, que também tem o apoio de quase todos os presidentes das OABs do Alto Tietê. De acordo com Wellington, é de extrema importância para a região ter um conselheiro na representação estadual. 

Deixe seu Comentário

Leia Também