sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lojas

Comércio começa a se adaptar com atendimento prioritário ao autista

Determinação parte da lei municipal 5.133/2018, de autoria do vereador Toninho Morgado (PDT), publicada em 25 de abril

04 novembro 2018 - 09h33Por Marilia Campos - de Suzano
O atendimento prioritário nas filas de caixa no comércio suzanense começa a receber um novo público: as pessoas autistas. A determinação parte da lei municipal 5.133/2018, de autoria do vereador Toninho Morgado (PDT), publicada em 25 de abril. A medida, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, prevê que os estabelecimentos vão ter de se adequar à novidade dentro de um prazo de 180 dias.
 
Na cidade, pelo menos dois supermercados já possuem a indicação do atendimento prioritário aos autistas nas placas das filas exclusivas, que agora contam também com o símbolo de uma fita em estampa de quebra-cabeça, que é a representação mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
O supermercado Nagumo é um dos estabelecimentos que conta com a inclusão. O símbolo da fita está em todos os locais onde há fila de atendimento prioritário, como no caixa, setor de padaria e açougue. De acordo com o encarregado geral William de Oliveira Santos, a adaptação das placas ficou pronta no último dia 13 de julho, dentro do prazo estipulado pela legislação municipal, que espera a adequação dos comércios até o mês de outubro. "A gente busca a inclusão de todos os públicos. Os clientes têm que se sentir confortáveis e satisfeitos, isso é o essencial", disse outro encarregado, Sivaldo de Souza Bispo. 
 
Segundo a Câmara Municipal, a legislação suzanense está de acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme a lei federal 12.764/2012, ainda pouco difundida às pessoas que tem direito ao atendimento prioritário.
 
O reconhecimento dos autistas como público prioritário está na dificuldade em identificar essas pessoas que, de modo geral, não possuem diferenças ou deficiências físicas. O transtorno se caracteriza pelas alterações no campo da comunicação social e comportamental, como movimentos repetitivos e hiperatividade. 

Deixe seu Comentário

Leia Também