domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
saúde

Confira óleos essenciais que auxiliam para o bem-estar em diferentes ciclos femininos

Do alívio de sintomas da tensão pré-menstrual até a menopausa, Carla Stael, aromaterapeuta e especialista em óleos essenciais do aplicativo Olya, explica como esses produtos podem ajudar a mulher

25 março 2024 - 10h14Por da Reportagem Local

No mês de março comemoramos o Mês das Mulheres e diante de tantos ciclos que as mulheres passam, óleos essenciais podem auxiliar a uma melhor qualidade de vida.

“Ao longo da vida, a mulher pode passar por muitas fases, desde a primeira menstruação até a gravidez e a menopausa. Cada um desses períodos carrega consigo novidades que podem gerar uma instabilidade emocional e hormonal no corpo feminino. Os óleos essenciais, por sua vez, são produtos naturais e tendem a trazer inúmeros benefícios na qualidade de vida das pessoas.*Claro que tudo deve ser utilizado com os devidos cuidados, porém, os óleos essenciais são sim uma ótima maneira para aliviar alguns sintomas que poderiam trazer alguns desconfortos nas mulheres”, comenta Carla Stael, aromaterapeuta e especialista em óleos essenciais do Olya, aplicativo que passa orientações de saúde e bem-estar para os seus usuários.

Para utilizar óleos essenciais de uma maneira mais segura e que traga maiores benefícios, é sempre importante ter o acompanhamento de um profissional, ou usar a tecnologia, como a leitura de biofeedback, disponível em aplicativos, como o do Olya, por exemplo, para isso.,Confira abaixo cinco óleos essenciais que Carla Stael recomenda para serem utilizados em diferentes fases femininas:

Tensão Pré-Menstrual
Muitas mulheres possuem tensões pré-menstruais extremamente fortes, que mais do que incômodos podem prejudicar o rendimento no dia a dia. Para essas, Carla Stael recomenda alguns óleos, como o de lavanda, que possui propriedade relaxantes e calmantes, capaz de diminuir a irritabilidade e a ansiedade dessa fase, o óleo de camomila, que possui propriedades anti-inflamatórias e também pode aliviar cólicas menstruais, o óleo de gengibre, que pode aliviar dores abdominais e náuseas, e também os óleos de sálvia e gerânio, conhecidos por regular hormônios e reduzir sintomas como inchaço e retenção de líquidos.

Gravidez
O Olya destaca que as grávidas devem ter muita cautela ao escolherem óleos essenciais, especialmente aquelas que estão nas 12 primeiras semanas de gestação. Seguindo as devidas orientações, alguns óleos essenciais podem ser verdadeiros amigos.
O óleo de gengibre, por exemplo, pode ajudar a aliviar a náuseas e o enjoo matinal. Já o óleo de lavanda, oferece um sono mais tranquilo e relaxante. Outros óleos que são recomendados são o de hortelã-pimenta, que alivia náuseas e dores de cabeça (mas deve ser utilizado com moderação na gravidez), limão, que também alivia náuseas, e camomila romana, que além das propriedades calmantes e relaxantes também pode aliviar dores nas costas e promover um sono tranquilo.

Puerpério
Para muitas mulheres o puerpério é muito difícil. Uma mistura de medo com ansiedade ao cuidar da nova vida que chegou. É necessário atenção, pois é nesse momento que pode também ocorrer a depressão pós-parto. Nessa fase, Stael recomenda óleos essenciais como o de erva-doce, para ajudar no processo de aleitamento e também em problemas digestivos da mãe, e os de lavanda, limão siciliano, laranja doce, bergamota e tangerina, para aliviar o estresse desse período.

Menopausa
Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, mas entre eles estão as oscilações emocionais, alterações de humor, irritabilidade, fogachos e ansiedade. Para mulheres com menopausa, Carla Stael recomenda o óleo de sálvia-esclareia, que auxilia no equilíbrio hormonal, reduz sintomas de calor e suores noturnos, óleo de lavanda, para promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono, o óleo de gerânio, que alivia sintomas de secura vaginal e melhora o equilíbrio hormonal, e também o óleo de ylang ylang, que reduz o estresse, a ansiedade e também estimula a libido.

Deixe seu Comentário

Leia Também