quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Consegs Centro e Boa Vista projetam ampliação do ‘Vizinhança Solidária’

Para que o projeto chegue a mais bairros, os conselhos pedem maior participação dos moradores

31 outubro 2021 - 14h00Por Matheus Cruz - de Suzano
Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do Centro e do Boa Vista, em Suzano, projetam a ampliação do “Vizinhança Solidária”. Para que o projeto chegue a mais bairros, os conselhos pedem maior participação dos moradores e apostam na comunicação para reduzir índices de crimes.
 
A fim de fortalecer esse laço, os Consegs promovem reuniões mensais com moradores dos bairros e policiais civis e militares. O objetivo é reivindicar mais fiscalizações e melhorias para o cotidiano dos moradores.
 
Atualmente as reuniões ocorrem por meio do Google Meet, plataforma constantemente usada para promover os encontros online.
 
De acordo com Edinilson Macedo, presidente do Conseg Centro, a maioria das reivindicações é reforço na segurança para combater furtos e reclamações de perturbação de sossego, especialmente aos finais de semana. Em média, 40 pessoas participam dos encontros.
 
“O número é baixo, mas se considerarmos que são representantes de bairros e prédios, é positivo. Mas a ideia é que cada vez mais pessoas participem", relata. Além dos trabalhos que já são realizados no Conseg, Macedo pretende ampliar nos próximos meses o projeto Vizinhança Solidária para o bairro Vila Amorim. Atualmente outros seis bairros já contam com o projeto; Jardim Nazaré, Casa Branca, Caxangá, Ramal São José, Jardim Imperador e Vila Urupês.
 
"Dependemos sempre da população para ampliarmos esse número de bairros atentados com o Vizinhança Solidária. Onde tem gente interessada, nós ajudamos a implantar com todas as diretrizes necessárias. A união e comunicação entre os moradores se faz necessária para inibir crimes", completa.
 
Cenário parecido no Conseg Boa Vista, onde três reuniões já ocorreram desde quando o presidente Roberto Kobayashi assumiu o posto, no final de maio. O representante encaminha convites mensalmente para os moradores por meio de link. “Também encaminho para os comerciantes, empresários, e o prefeito, além de outros órgãos da Prefeitura. As reivindicações solicitam a ronda preventiva e fiscalização em ponto de ônibus”, conta Kobayashi.

Deixe seu Comentário

Leia Também