sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Consórcio do Alto Tietê completa dez anos e reúne prefeitos atuais e eleitos

Autoridades municipais falaram no palco do auditório e destacaram a importância do Condemat

07 dezembro 2020 - 22h08Por Daniel Marques - de Suzano
Com direito a presença de atuais prefeitos, bem como de eleitos e reeleitos no pleito deste ano, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) realizou ontem (7) um evento em comemoração aos dez anos do grupo. Ele ocorreu no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), em Mogi das Cruzes.
 
Além dos gestores, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, esteve presente. Outras autoridades estaduais compareceram e alguns secretários também fizeram lives para os presentes no auditório. 
 
Autoridades municipais falaram no palco do auditório e destacaram a importância do Condemat para as conquistas para o Alto Tietê. 
 
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) destacou a união dos prefeitos do Consórcio, afirmando que ela acontece independentemente de partidos políticos.
 
"O Condemat é um instrumento de trabalho político apartidário. Passadas as eleições, cada prefeito, prefeita e secretário tem sua preferência política, religiosa e de time de futebol. Mas, dentro do Condemat, deixam essas questões de lado. É um instrumento muito importante e uma ferramenta fundamental para nossos três milhões de habitantes", disse o prefeito de Suzano e ex-presidente do Consórcio (2018-2019).
 
Durante a entrevista, Ashiuchi disse ainda que a reunião que vai definir o novo presidente do Condemat deve ocorrer no dia 4 de janeiro de 2021. 
 
"No momento certo, vamos conversar e, a partir do dia 4 de janeiro, dia da reunião e da eleição - mais ou menos quando o presidente (do Condemat) Adriano (Leite) havia comentado -, vai sair um presidente ou uma presidenta", declarou o prefeito de Suzano.
 
Ele também não descartou ser presidente novamente e disse estar "pronto para somar". "O consórcio é democrático. Temos vários prefeitos e prefeitas (...) O importante é que todos estejam unidos", afirmou.
 
A prefeita eleita de Ferraz, Priscila Gambale (PSD), disse que "ainda não pensou" em se candidatar à presidência do Condemat, mas sinalizou que não deve colocar seu nome à disposição para a disputa no próximo ano. 
 
"Estou sendo prefeita pela primeira vez, preciso me apropriar de minha Prefeitura e de minha cidade e, se Deus quiser, quem sabe nos anos seguintes possa me candidatar para ser presidente do Condemat", afirmou Priscila.
 
Ela também disse estar "muito feliz" em participar ativamente do Consórcio. "Para mim, é uma honra enorme estar junto com os demais prefeitos. É importante essa articulação em parceria entre os prefeitos para, juntos, discutirmos e tratarmos metas e melhorias para nosso município, principalmente nesta pandemia", finalizou.
 
Além de Ashiuchi e Priscila, compareceram ao evento o prefeito de Biritiba Mirim, Walter Tajiri (PTB); o prefeito eleito da cidade, Carlos Alberto Taino Junior (PL), o Inho; a prefeita de Santa Isabel, Fabia Porto (PRTB), bem como o prefeito eleito, Carlos Augusto Chinchilla Alfonzo (PSL), o Dr. Carlos Chinchilla; o atual prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB); o atual prefeito de Poá, Gian Lopes (PL); o de Mogi, Marcus Melo (PSDB); e o prefeito eleito de Arujá, Luis Antonio de Camargo (PSD), o Dr. Camargo.
 
Estado vai iniciar estudos de águas subterrâneas na região
 
O governo do Estado vai começar, no início de 2021, um projeto de pesquisa e análise de águas subterrâneas no Alto Tietê. O objetivo é entender a quantidade de água disponível para trazer melhores condições para produtores rurais da região. 
 
A informação foi passada pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, durante comemoração dos dez anos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
 
Trata-se de um contrato de pesquisas e estudos que serão realizados por técnicos e pesquisadores. Cerca de R$ 1,5 milhão será investido pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). 
 
O projeto é importante para auxiliar na revisão de regras de outorga e equilibrar o volume de água usado na agricultura sem que o abastecimento geral seja prejudicado.
 
Em entrevista, o secretário Marcos Penido disse que o objetivo é de auxiliar os agricultores e encontrar uma maneira de extrair a água de forma "sensata, inteligente e equilibrada". 
 
"É um projeto onde vamos garantir e entender a quantidade de água subterrânea que temos e a melhor forma de extraí-la, para possa ser útil e trazer as condições para produções da agricultura, sem prejudicar a fonte de riqueza e de desenvolvimento desta região. Vamos fazer um trabalho para que haja todo o entendimento e conhecimento das águas subterrâneas, de maneira que ela possa ser utilizada, porém mantida, garantindo o sucesso da agricultura aqui", explicou Penido. O secretário disse, ainda, que o contrato está em fase final para liberação. (D.M.)

Deixe seu Comentário

Leia Também