sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Pandemia

Covid e Gripe afastam 730 trabalhadores, estimam sindicatos

Levantamento foi feito por três sindicatos que representam funcionários de diversas categorias e que atuam na região

23 janeiro 2022 - 15h00Por Matheus Cruz - da Reportagem Local
Pelo menos 730 trabalhadores do Alto Tietê estão afastados de suas funções em decorrência da Covid-19 ou por sintomas da gripe H3N2. O levantamento foi feito por três sindicatos que representam funcionários de diversas categorias e que atuam na região.
 
Entre as entidades, o Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano contabiliza pelo menos 200 trabalhadores afastados, enquanto o Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes e Região somam cerca de 500, e o Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região contabiliza 70.
 
Segundo os presidentes das entidades, essas informações ainda são preliminares, sendo que o número pode ser ainda maior. Os representantes também cobram das empresas mais ações de prevenção.
 
“Neste final de ano pra cá, tivemos a informação de que mais de 200 trabalhadores foram afastados. Algumas empresas já estão exigindo a carteira de vacinação e também estão orientando a necessidade de vacinação e as complicações que poderão ter e transmitir aos companheiros”, explica Pedro Benites, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano.
 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes e Região, Márcio Cruz, o Bob, cerca de 15% da categoria apresentou sintomas e precisou ser afastada nas últimas semanas. A entidade representa trabalhadores de Suzano, Mogi, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
“Temos em nossa base cerca de 5 mil trabalhadores. Desses, pelo menos 500 estão afastados. São afastamentos por suspeita e também por confirmação do vírus”, conta.
 
Como forma de tentar melhorar a situação para os trabalhadores, a entidade também pressiona as empresas para reforçar os protocolos sanitários.
 
“Na verdade, nem é uma reivindicação, é quase uma ordem. As empresas estão conseguindo reforçar os protocolos mesmo sem o decreto exigir tantas restrições”, complementa Bob.
 
O cenário não é diferente no Sindicato dos Bancários que representa trabalhadores de Mogi das Cruzes e Região. De acordo com Clayton Teixeira, representante da entidade, são cerca de 30 funcionários afastados.
 
“Tivemos uma reunião nesta terça-feira e temos um levantamento com cerca de 70 bancários já testados com Covid-19 e destes, 30 foram afastados. Diariamente tem novos casos de Covid e agências fechadas para higienização”, conta.
 
Até o último dia 15 de janeiro, o aumento de casos de Covid-19 e Influenza H3N2 fez duas agências bancárias de Suzano fecharem temporariamente. Uma delas reduziu o quadro de funcionários. 

Deixe seu Comentário

Leia Também