sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Estação de Tratamento de Esgoto completa 40 anos

Unidade é pioneira na região e foi exaltada no evento realizado na tarde desta quinta-feira

01 julho 2022 - 12h00Por Da Reportagem Local
A Prefeitura de Suzano prestigiou a celebração dos 40 anos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, instituída pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A unidade é pioneira na região e foi exaltada no evento realizado na tarde desta quinta-feira (30/06), recebendo a certificação “Nível 1” no Programa “ETEs Susentáveis”. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, representando o chefe do executivo, Rodrigo Ashiuchi. 
 
Atualmente, a instituição é responsável pelo saneamento básico, o abastecimento e tratamento da água no município, garantindo mais qualidade de vida à população. Na ocasião, também estiveram presentes a prefeita de Poá, Marcia Bin; o diretor metropolitano da Sabesp, Ricardo Borsari; o superintendente da Unidade de Negócios Leste, Maycon Rogério Abreu; e o gerente da Unidade de Gerenciamento Regional (UGR) Alto Tietê, Eduardo Camargo Afonso, bem como toda a equipe que faz parte da trajetória de quatro décadas. 
 
A unidade suzanense compõe a história da cidade e está diretamente relacionada a grandes conquistas, como o desassoreamento do rio Taiaçupeba-Mirim, no distrito de Palmeiras, garantindo fluidez e escoamento ao curso d’água, bem como a ligação da rede de água e esgoto nos lotes em processo de regularização fundiária. A companhia ainda segue no processo de finalização de outras demandas como para atender outras demandas como a implantação de tubulação do Interceptor de Esgotos ITI- 16, localizada na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). 
 
Recentemente, também foi aprovado o Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, instituído pela Lei 5.215/2019, essencial para que Suzano possa ter acesso aos recursos públicos destinados à aplicação em ações de saneamento ambiental. Em conjunto com a Sabesp, é mais uma estratégia para expandir a rede de água para bairros que ainda dependem de caixas d’água comunitárias, conforme afirmou o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, durante o discurso na cerimônia.

Deixe seu Comentário

Leia Também