sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Horta comunitária do Jardim Santo Antônio completa 2 anos

Inaugurada em 2019, horta comunitária fica na Rua Antônio Mayer e fornece gratuitamente frutas, legumes e verduras

22 junho 2021 - 23h00Por Thiago Caetano - de Suzano
A horta comunitária do Jardim Santo Antônio completa, neste mês de junho, 2 anos de funcionamento. Inaugurada em 2019, a horta está localizada no final da Rua Antônio Mayer, próximo ao Largo da Feira, em Suzano, e fornece frutas, legumes e verduras, de forma gratuita para a comunidade local.
 
Idealizador do projeto, Everaldo Campos conta que o terreno era abandonado e bastante frequentado por usuários de entorpecentes, além do descarte irregular de lixo e entulho. A variedade da horta é bem grande, como conta Campos. “Nós colhemos e distribuímos para as pessoas. Tem couve, mostarda, catalonia, salsa, coentro. Nós buscamos sempre diversificar. No geral era uma área onde as pessoas jogavam lixo, entulho e tinha muitos usuários de drogas”, disse.
 
Segundo Campos, a equipe que toma conta do espaço é formada por 13 pessoas. A horta conta com 14 espécies frutíferas e 31 espécies de ervas medicinais. Também é realizado doações ao Lar São Vicente de Paulo, localizado no Parque Maria Helena. “Quando podemos, fazemos as doações ao lar, instituição escolhida por nós”, conta Campos.
 
Gilson Simões também lembra de como era o espaço antes da horta. “Era feio e agora está assim. Tinha muito bicho por causa da quantidade de lixo”, relata. 
 
“Tudo que é produzido aqui é sem agrotóxico. A fertilização é só com adubo de galinha via granja e orgânico recolhido por nós como: cascas de batata e laranja, resto de verduras, entre outros. Tudo é enterrado para decomposição nos canteiros”, complementa.
 
A manutenção é mantida através de ajuda dos próprios integrantes. A cada 4 meses é repartido entre todos a colaboração de todos, sem valor estipulado.
 
Waldyr Alves Rodrigues, de 81 anos, cuida do plantio de ervas medicinais. Ele garante que nunca teve problema de saúde e planeja lançar uma cartilha com o intuito de informar sobre a importância das ervas medicinais. “Quero explicar, de uma maneira fácil, para as pessoas sobre as plantas medicinais. Quero ajudar as pessoas. Eu tenho 81 anos, mas tenho capacidade de 40. Faço isso com uma alegria muito grande”, finalizou. 

Deixe seu Comentário

Leia Também