sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Integrantes do Comdur visitam Central de Segurança Integrada

Profissionais conheceram a estrutura com os secretários de Planejamento e de Segurança

18 agosto 2022 - 23h30Por de Suzano
A Central de Segurança Integrada (CSI) de Suzano recebeu, na manhã desta quinta-feira (18/08), membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Comdur), que tiveram a oportunidade de conhecer a unidade municipal responsável pelo monitoramento da cidade. Os profissionais estavam acompanhados do secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, e foram recebidos pelo secretário de Segurança Cidadã, Elias Marques.
 
No encontro, foi explicado sobre o funcionamento das câmeras e como podem focalizar e aproximar um ponto fixo de forma programada e acompanhar algum movimento suspeito ou acidente de trânsito nas ruas de Suzano por meio de um operador. Marques informou aos membros do Comdur que todo o sistema gera informações tanto para a Guarda Civil Municipal (GCM) como para a Polícia Militar. “Recentemente, conseguimos deter dois indivíduos que estavam furtando cabos de energia. Passamos a informação para os agentes que conseguiram abordar os suspeitos a tempo”, disse.
 
Além das câmeras, Marques detalhou também o monitoramento feito pelo sistema Detecta, do governo estadual, que também pode ser acompanhado dentro da CSI. “Nesse sistema, os equipamentos conseguem verificar se o veículo e o proprietário têm algum tipo de irregularidade, como queixa de furto ou roubo, e se é procurado da Justiça, por exemplo. Depois, essa possível irregularidade é confirmada e os dados são passados para uma viatura mais próxima".
 
Por sua vez, o secretário Elvis Vieira afirmou ser importante os membros do Comdur conhecerem a CSI. “Muitos sabem que existe, mas nunca viram como funciona, então nosso objetivo foi apresentar aos membros do conselho como a prefeitura realiza o monitoramento das vias públicas da cidade”. Os profissionais que participaram da visita foram Débora Cândido, Gabriela Haddad Soares, Elvis Godoy Alves Costa e Fabiano Ferreira.
 
Estrutura
 
Dentro da unidade monitorada por agentes da GCM, da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana e da Secretaria de Educação, há imagens captadas por 76 câmeras da CSI, 32 do Detecta e quase 900 em escolas da rede municipal que podem ser acompanhadas. “Deixamos um espaço para integrantes da Educação e de Transportes para que possam visualizar as escolas e o trânsito e, caso haja alguma ocorrência e seja necessário fazer uma mobilização, acionar viaturas", finalizou Elias Marques.
 
As imagens ficam armazenadas em um servidor e, além do monitoramento feito pela Secretaria de Segurança Cidadã, podem ser acessadas pelas Polícias Militar e Civil e pelo Poder Judiciário.

Deixe seu Comentário

Leia Também