sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
TRÂNSITO

Motoristas apoiam fim de multas por avanço de sinal após as 23h

Maioria comentou sobre riscos de ficar parado no semáforo à noite, segundo opinião dos motoristas

23 abril 2018 - 22h20Por Aline Moreira - De Suzano
Um projeto de lei que prevê a isenção de multas por avanço no sinal vermelho após as 23 horas foi aprovado na Câmara e recebe apoio dos motoristas. A iniciativa é de autoria do Vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o Pastor Alceu, e institui o cancelamento das multas entre as 23 e 5 horas, em velocidade igual ou inferior a 20 quilômetros por horas. 
 
A proposta tem como objetivo garantir segurança aos motoristas, uma vez que no período noturno, ocorrem com freqüências assaltos a veículos parados no sinal vermelho, principalmente em locais com pouca iluminação. Com isso, a maioria dos motoristas aprova a medida, tendo em vista que a periculosidade deste horário é constante. 
 
"Acredito que essa medida vai trazer mais segurança para quem está dirigindo a este horário. Os assaltos nos faróis são constantes e não punir os motoristas que estão se protegendo ultrapassando o sinal vermelho é muito benéfico", conta o supervisor de segurança Leolino Sprindo, de 66 anos. 
 
Sprindo explica que já levou uma multa por ultrapassar o sinal vermelho na madrugada. "Esse horário é perigoso. Temos que tomar muito cuidado quando estamos dirigindo. Agora cabe aos motoristas ficar atento na passagem de cruzamentos, tem que respeitar as leis do trânsito, mesmo com essa exceção", argumenta. 
 
A autônoma Eva Lopes, de 63 anos, aprova a medida e acredita que isso vai gerar uma diminuição dos números de assaltos a veículos. "É muito perigoso ficar parada no sinal tão tarde da noite. Para a gente que é mulher, é pior ainda. Os homens não respeitam as mulheres e isso faz de nós um alvo preciso, é triste", conta. 
 
Eva explica que costuma avançar no sinal nestes horários como forma de proteção pessoal. "Eu não tenho o costume de andar de carro neste horário, mas quando saio, não fico parada no sinal. Sempre tomo cuidado ao avançar e nunca levei uma multa por isso. A minha vida vale mais", explica. 
 
Já o aposentado Rubens Batista explica que uma logística deve ser feita para que os motoristas respeitem as leis de trânsito mesmo ultrapassando o sinal vermelho. "Eu aprovo a medida porque ficar parado no semáforo a noite é praticamente um convite para ser assaltado. Agora tem que saber como vai funcionar as regras, porque avançar no sinal vermelho, mesmo a noite é perigoso", opina. 
 
Vale ressaltar que o projeto de lei exclui os semáforos entre os cruzamentos de vias de trânsito rápido, com velocidade máxima igual ou superior a 60 quilômetros por hora. 

Deixe seu Comentário

Leia Também