sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Conselho Tutelar

Pandemia acentua casos de violência contra crianças na região

Divididos em duas unidades, o 1° Conselho Tutelar (CT) registrou 544 atendimentos desde o dia 1° de janeiro

28 fevereiro 2021 - 15h00Por Matheus Cruz - de Suzano
O Conselho Tutelar de Suzano já realizou 1.146 atendimentos de ocorrências neste início de ano. De acordo com a conselheira tutelar do 1º Conselho Tutelar (CT) de Suzano, Sonia Aparecida, o grande número de denúncias tem reflexo direto com a pandemia, já que a maioria dos casos ocorre em ambiente doméstico, entre familiares.
 
“O que mais recebemos são ocorrências de violência entre familiar, na maioria das vezes. É pai ou mãe que as vezes agrediu, além de tios ou algum parente da esfera familiar. Raramente são casos extrafamiliar, que são casos fora do contexto familiar. 
Mas no momento, o que mais estamos identificando é o aumento das ocorrências familiares” explica. 
Divididos em duas unidades, o 1° Conselho Tutelar (CT) registrou 544 atendimentos desde o dia 1° de janeiro. Já na unidade do 2° CT, localizado no Boa Vista, o número é maior; foram 602 atendimentos registrados.
 
Entre os 602 casos registrados na unidade do Boa Vista está a ocorrência desta semana, em que três crianças foram encontradas em situação de abandono em uma residência no Miguel Badra. De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O) as crianças foram encontradas em uma casa. Segundo a polícia, elas choravam e alegavam estar com fome. 
 
Na ocorrência, uma das crianças afirmou que a mãe teria saído de manhã, mas não teria retornado para casa. A polícia foi atrás de mãe, que estava trabalhando em uma "biqueira".
Segundo a presidente do 2° CT, Allana Sudatti, - que foi até o local no dia do ocorrido e acompanha o caso -, as crianças já foram acolhidas pelos pais. “As crianças são filhas de dois pais diferentes. Conseguimos fazer a localização dos dois e agora as crianças estão com eles. Mesmo assim, hoje estamos fazendo o acompanhamento para garantir que elas tenham todos os cuidados que precisam”, explica.
 
De acordo com a presidente, foi entregue a eles um termo de responsabilidade com um guia de processo judicial de guarda. No mesmo dia, foi aberto um B.O como abandono de incapaz contra a mãe, que após o ocorrido, segue sem paradeiro. 
 
Atendimento
 
Mesmo com os reflexos da pandemia, as duas unidades do Conselho Tutelar continuam recebendo denúncias, tanto pelo Disque 100, quanto pelos números específicos de cada unidade. 
O 1º Conselho Tutelar fica localizado na rua Barão do Rio Branco, 249 - Vila Costa, Suzano. 
Os telefones são 4743-3313 e o (11) 94798-8996 (plantão). 
Localizado no bairro Boa Vista, o 2º Conselho Tutelar fica na rua Cel. Hildeberto Vieira de Melo, número 60. Os telefones são 4748-8188 e o (11) 94797-8725 (plantão).

Deixe seu Comentário

Leia Também