sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Patrulha inicia operação e reforça segurança na zona rural de Mogi

Lançada na última semana, a Patrulha Rural faz parte dos novos investimentos da administração municipal para a melhoria da segurança pública

03 agosto 2018 - 14h19Por de Mogi

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta semana a operação da Patrulha Rural, equipe da Guarda Municipal. O trabalho prevê ações de patrulhamento e fiscalização, além da aproximação com produtores rurais, moradores e comerciantes para a melhoria da segurança na zona rural da cidade.

Lançada na última semana, a Patrulha Rural faz parte dos novos investimentos da administração municipal para a melhoria da segurança pública em Mogi das Cruzes. O grupamento conta com um veículo específico, com tração 4x4, para percorrer as estradas vicinais do município, mesmo os locais com acesso mais difícil.

“Mogi das Cruzes é uma cidade com grande extensão territorial. São 721 km² de área e cerca de 700 quilômetros de estradas vicinais para serem percorridos. Estamos iniciando este trabalho que aproxima a Guarda Municipal dos produtores e moradores da zona rural e traz benefícios à segurança da região”, disse o prefeito Marcus Melo.

Além de percorrer as estradas vicinais realizando o trabalho ostensivo, a Patrulha Rural também atua em conjunto com o Departamento de Fiscalização no monitoramento de áreas de risco e de proteção ambiental para combater ocupações irregulares ou o parcelamento irregular de áreas.

“Este é um trabalho contínuo que é desenvolvido pela Prefeitura e que vem apresentando bons resultados. Temos um acompanhamento em áreas da zona rural para evitar o loteamento irregular, que traz uma série de outras demandas para a cidade, além de um problema social”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O secretário lembrou ainda que a aproximação da Patrulha Rural com a população é outro ponto importante do trabalho desenvolvido pela equipe. “Os guardas municipais fazem o contato com os produtores e um levantamento dos principais pontos de cada região para definir as ações que podem ser adotadas. Além disso, também participam das reuniões para discutir a segurança rural, que acontecem a cada dois meses”, disse.

Investimentos

Além da Patrulha Rural, neste ano, a Guarda Municipal também passou a contar com a Patrulha Maria da Penha, que oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da corporação.

Outro grupamento criado pela Prefeitura, em 2017, foi a Ronda Escolar, que  atende todas as unidades municipais de ensino no apoio aos docentes, auxilio em travessias e na mediação de conflitos.

Para este ano, a Guarda Municipal ganhará o reforço de 40 novos guardas municipais. Estes profissionais deverão começar o treinamento no dia 3 de setembro, com duração de cerca de seis meses. Além disso,  20 novas viaturas, sendo 12 automóveis que já estão em fase de preparação e 8 motos reforçarão o trabalho da corporação.

O Parque da Cidade também já recebeu uma base da Guarda Municipal – a terceira, ao lado das existentes no Terminal Central e Parque Centenário, implantadas em 2017. A praça Oswaldo Cruz também receberá uma estrutura, que contará com uma central regionalizada de monitoramento, que trabalhará com as câmeras existentes no Centro.

A Ciemp, localizada no prédio da Prefeitura, também foi recentemente reformada, com melhoria das condições de trabalho dos guardas municipais.

Duas outras estruturas importantes também serão construídas pela Prefeitura. Em Jundiapeba, será implantado o Polo Municipal de Segurança, que ficará na avenida Lourenço de Souza Franco e terá uma base da Guarda Municipal, o que deverá agilizar o atendimento de ocorrências para o distrito e para Braz Cubas. Já na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Socorro, será construída a Central de Inteligência da Guarda Municipal. A estrutura receberá a sede da Guarda Municipal, a Ciemp, Defesa Civil e demais serviços municipais de segurança.

Deixe seu Comentário

Leia Também