sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Palestra

Prefeitura de Suzano orienta motoristas escolares sobre mudanças no código de trânsito

Reunião virtual atualizou os profissionais sobre novas regras que entraram em vigor na última segunda-feira (12)

18 abril 2021 - 13h16Por de Suzano

A Secretaria de Educação de Suzano, em parceria com a pasta de Transportes e Mobilidade Urbana, realizou na manhã desta sexta-feira (16) uma palestra para os motoristas de ônibus escolares da cidade. O encontro virtual teve como objetivo contextualizar e orientar os profissionais sobre as novas alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com base na Lei Federal nº 14.071/2020, o regimento de trânsito nacional recebeu 57 mudanças que entraram em vigor no dia 12 de abril (segunda-feira). As normas impactam diretamente no cotidiano dos motoristas, portanto a Prefeitura de Suzano promoveu este encontro para atualizar os profissionais. Na ocasião, os secretários de Educação e Transporte e Mobilidade Urbana, Leandro Bassini e Claudinei Valdemar Galo, orientaram os participantes sobre os principais pontos dessa mudança.

Agora, os condutores das categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, deverão realizar novo exame periódico toxicológico a cada dois anos e seis meses, a partir da obtenção e/ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Caso não realize, a infração é considerada gravíssima e tem como penalidade a multa e suspensão do direito de dirigir por três meses.

O prazo de validade da CNH também sofreu alteração. Ela passou de cinco para dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos. Quem tem entre 50 e 69 anos precisa renovar o documento a cada cinco anos. Já os que têm mais de 70 anos têm que fazer o processo a cada três anos. Estas validades, porém, podem ser reduzidas caso algum critério médico influencie a capacidade de direção do motorista. 

Outro ponto importante que passou por mudanças foi o limite de pontuação para a suspensão do documento de habilitação. Para os condutores profissionais, que exercem atividade remunerada para transporte, o máximo de pontos passa a ser 40, independente das infrações obtidas. Já para os outros motoristas o limite varia de acordo com a quantidade de multas gravíssimas acumuladas nos últimos 12 meses. Portanto, são 40 pontos para quem não teve nenhuma multa desta gravidade, 30 para quem recebeu uma e 20 para quem teve duas ou mais.

O uso obrigatório de luz baixa em rodovias também foi discutido. Os veículos que não tiverem iluminação de rodagem diurna terão de manter os faróis acesos em estradas mesmo durante o dia. A regra vale para rodovias de pista simples fora do perímetro urbano.

O secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo, ressaltou a relevância do encontro, que fortalece a relação próxima de diálogo entre a administração municipal e os trabalhadores do transporte escolar.

“A palestra foi, acima de tudo, para manter informados os profissionais que têm a importante tarefa de zelar pelos alunos suzanenses no seu trajeto até o ambiente escolar. Com isso, eles estão capacitados para dar continuidade a suas atividades quando houver um retorno seguro das aulas presenciais”, afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também