sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Prefeitura intensifica ações de poda e novos plantios

Expectativa é que o programa de arborização seja iniciado no próximo ano

20 outubro 2020 - 13h14Por Matheus Cruz - de Suzano
A fim de diminuir os riscos de acidentes naturais, a Prefeitura está intensificando as ações de poda em Suzano e anuncia um programa de arborização com o plantio de novas árvores. 
A intenção é substituir as espécies antigas (que oferecem maiores riscos) para o plantio de novas, que sejam adequadas para cada localidade. 
 
A expectativa é que o programa de arborização seja iniciado no próximo ano.
Em média, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos realiza 10 ações de poda e duas supressões diariamente. 
 
O planejamento de corte e supressão não é feito por bairro, e sim pelo grau de risco que a árvore oferece. 
 
Algumas arvores trazem riscos por estarem ocas e podres por dentro. Em dias de pancada de chuva ocorrem quedas que atrapalham também na interrupção dos serviços de distribuição de telefone e internet, já que a rede elétrica é atingida.
 
Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação trabalha no processo de arborização urbana para novos plantios no próximo ano. 
 
A preferência será para as árvores nativas da Mata Atlântica que sejam plantadas em áreas verdes, ao invés de serem implantadas em calçadas, já que as mesmas apresentam estruturas antigas e são muito estreitas.
 
População
 
Os moradores podem protocolar pedido de poda através da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. No caso de supressão, é preciso avaliação e autorização da Secretaria do Meio Ambiente. Além disso, é importante que as podas sejam realizadas com critérios de segurança e mantendo a preservação da natureza. 
 
O cidadão pode fazer a solicitação de poda ou supressão no Centrus (Centro Unificado de Serviços - Av. Paulo Portela, 210 - Centro). O telefone para informações é o 4745-2267.
É importante lembrar que no caso de árvores que tenham contato com a rede elétrica, a responsável pelo serviço é a concessionária EDP São Paulo e conta com o monitoramento da Prefeitura de Suzano, já que o procedimento para estes casos implica riscos graves. 
 
Para solicitação de poda de árvores com interferência na rede de distribuição elétrica, o cliente pode entrar em contato com a EDP São Paulo por meio dos canais de atendimento: EDP Online www.edponline.com.br; aplicativo EDP Online, agências de atendimento presencial e central de atendimento (0800 721 0123).

Deixe seu Comentário

Leia Também