sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Procon orienta famílias sobre compra de material escolar

15 janeiro 2022 - 21h30Por de Suzano
O Procon Suzano orienta os consumidores a respeito da compra de materiais escolares para o retorno às aulas em 2022. Entre as dicas dadas pela coordenadora do órgão, a advogada Daniela Itice, para economizar e oferecer qualidade para os alunos, estão a atenção com a transparência em relação aos materiais pedidos pelas escolas, a diferença de preços nos estabelecimentos e o uso do bom senso por parte dos pais para as compras.
 
Em meio às fiscalizações feitas na cidade, Daniela relata a grande variação de preços oferecidos nos estabelecimentos. Em comparação com o ano de 2021, os itens sofreram um aumento médio de 30%, o que motiva o pedido para que os munícipes sempre organizem uma pesquisa de preços antes de ir às compras, tomando precauções ao buscar descontos e preços mais baixos.
 
O órgão pede atenção aos consumidores em vários aspectos, em especial quanto aos pedidos feitos pelas escolas. Daniela pontua que as instituições de ensino devem oferecer a lista de materiais completa aos responsáveis, sem exigências relacionadas a preço, marca ou quaisquer outras especificações se não o item pedido, independentemente de seu valor de mercado.
 
Os pais também devem ficar atentos em relação à qualidade de alguns itens pedidos, pois estes devem apresentar o selo do Inmetro para serem comercializados. Este é o caso de apontadores, tintas, lápis de cor, compassos e outros mais. A certificação é obrigatória e garante a segurança do produto para uso de crianças. Outro ponto é o reaproveitamento de itens de um ano para o outro, sendo essa uma prática indicada em caso de boa qualidade dos produtos em uso pelas crianças.
 
De acordo com a coordenadora, as escolas têm algumas restrições quanto às listas de materiais, pensando na segurança e saúde dos alunos. “Um dos exemplos que sempre fiscalizamos envolve a lei federal nº 12.886/13, que veta pedidos por itens de uso coletivo na sala de aula, como artigos de higiene ou de limpeza, em especial no momento em que vivemos. Os responsáveis pela indicação e compra devem saber que os materiais são de uso exclusivamente pessoal”, afirmou.
 
De acordo com Daniela, o período de começo do ano é de intensa movimentação para lojistas e consumidores, motivando o trabalho do Procon para evitar abusos por parte dos comércios. “Os pais e responsáveis que cuidam da educação de seus filhos separam este momento do ano para repor o material que foi pedido para as atividades curriculares, motivando grande movimento em papelarias e lojas de materiais escolares em geral. É importante sempre manter a atenção neste momento, para não gastar mais que o necessário e acionar o órgão em casos de abusos”, concluiu.
 
Os munícipes podem entrar em contato com o Procon por meio de atendimento presencial na rua Baruel, número 126, no Centro, pelos números de telefone (11) 4744-7322 e 4744-7461 e por e-mail, no endereço procon@suzano.sp.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também