sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Projeto prevê calçada com sentido único para evitar aglomerações

Projeto da calçada única prevê o lado ímpar da calçada para descida e o lado para subida

08 julho 2020 - 05h00Por Marcus Pontes - de Suzano
Um projeto, que prevê o sentido único nas calçadas do Centro de Suzano para evitar aglomerações e impedir “trombadas” entre pedestres, será apresentado à Prefeitura de Suzano. 
 
Outra proposta é aumentar a fiscalização e orientação às pessoas que não estiverem usando máscaras. 
As propostas são do Conselho de Segurança (Conseg) do Boa Vista.
 
Representantes da entidade pretendem se reunir, nesta quinta-feira, 9, às 10 horas, com o secretário Claudinei Valdemar Galo, para apresentar o projeto.
 
O encontro está marcado para ocorrer na sede da pasta de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano. 
O projeto da calçada única prevê o lado ímpar para descida e o lado para subida.
 
A reunião deve debater se há possibilidade de agentes criarem uma espécie de sentido único, especialmente em horários de pico, como dias de pagamento, datas comemorativas e aos sábados. A medida tem como principal objetivo aumentar o distanciamento social, além de permitir que não ocorra pontos de aglomeração em frente de lojas na região central.
 
Segundo o presidente do Conseg do Boa Vista, Ebert Vicente, o Ebert Bola, o conselho observou que o Centro tem registrado um aumento considerável da circulação de pessoas, e que a situação vai na contramão das orientações de distanciamento dadas pelos órgãos de Saúde. 
 
“Talvez o Poder Público possa enviar alguém para orientar. Queremos que haja uma organização do vai e vem do pedestre, porque tem ocorrido uma aglomeração desnecessária. Entendemos que é uma sugestão, para evitar a aglomeração de pessoas”, afirmou ele. 
 
Bola reafirmou que o projeto possa ser implantado em horários de pico. “Só em dias e horários de maior movimento, porque isso vai evitar a proliferação do vírus. O Centro é um dos epicentros da doença na cidade”, disse.
 
Modelo da calçada única
 
A cidade de Araçoiaba da Serra (SP) foi a primeira a adotar o projeto da calçada - uma maneira inusitada de evitar que pedestres se cruzem nas ruas após a liberação do comércio. Em um decreto publicado, a Prefeitura criou um sentido de circulação para moradores que estiverem na região central.
 
O decreto estabelece regras comuns para o funcionamento de lojas, como limite de capacidade de atendimento ao público, obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel para os clientes usarem.

Deixe seu Comentário

Leia Também