sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Saúde promove avaliação nutricional em 250 famílias do Jardim Revista

Participantes devem passar por acompanhamento de 6 meses. Principal objetivo da ação é oferecer orientações

17 maio 2021 - 22h00Por de Suzano
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), promoveu no último sábado (15/05) uma ação social voltada à avaliação nutricional das famílias vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Inês Pinto Santos, no Jardim Revista. Ao todo, 250 famílias participaram da atividade agendada, a fim de traçar um acompanhamento nutricional para os próximos seis meses e assim garantir mais saúde e qualidade de vida à população.
 
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o principal objetivo da ação é oferecer orientações precisas e promover a conscientização sobre os hábitos alimentares na família. “Nesta atividade especial, os adultos passaram pela avaliação nutricional enquanto as crianças e jovens, menores de 18 anos, passaram pela avaliação antropométrica. Esse procedimento considera a análise do peso, da altura e da circunferência abdominal, garantindo uma avaliação sobre o estado geral do indivíduo”, disse.
 
A partir deste trabalho, que ocorreu ao longo de todo o sábado com horário agendado para se evitar aglomerações, cada caso será encaminhado ao acompanhamento nutricional conforme as observações. “A missão é identificar e entender os hábitos alimentares dessas famílias, além de buscar saber o histórico clínico e os riscos, para assim traçar um acompanhamento que atenda às necessidades específicas de cada caso”, afirmou.
 
Já o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou que esse tipo de ação tem gerado bons resultados na rede. “Já conseguimos realizar esse trabalho na unidade Jardim Suzanópolis, onde obtivemos um resultado significativo a partir do devido acompanhamento nutricional. As famílias que melhoraram seus hábitos alimentares tiveram perda de peso e a melhora no quadro de doenças crônicas, como diabetes mellitus e hipertensão”, garantiu.
 
Ainda segundo o chefe da pasta, a ação deve se estender a outras unidades de saúde, conforme o cronograma possível estipulado por cada equipe de trabalho. A atividade promovida no último sábado também foi acompanhada pelos secretários municipais de Governo, Alex Santos, e de Meio Ambiente, André Chiang, e pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que destacou a importância da nutrição para a saúde. 
 
“Precisamos cada vez mais aproximar as famílias à nossa rede de saúde, trabalhando o fator prevenção. Sabemos que o cuidado com a saúde começa pela alimentação, isso desde a infância. Somente pelo diálogo e pelo acompanhamento profissional, contando também com toda a rede de apoio social, vamos combater e prevenir doenças crônicas, incluindo também a desnutrição e a obesidade. Parabenizo cada profissional de saúde da atenção básica, que realiza um trabalho primoroso de cuidado com o próximo”, finalizou Ashiuchi. 

Deixe seu Comentário

Leia Também