sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Nova gestão

Secretaria de Planejamento Urbano apresenta diretrizes a entidades de classe

Encontro realizado nesta quarta-feira (27) traçou planos e propostas para a gestão suzanense

27 janeiro 2021 - 16h42Por de Suzano

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação realizou nesta quarta-feira (27) o primeiro encontro com entidades de classe para a apresentação das diretrizes da nova gestão. A reunião, que contou com representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS); do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), teve como objetivo estreitar laços com a administração municipal e traçar novos planos e propostas para a cidade nos próximos quatro anos.

A apresentação foi feita pelo secretário Elvis Vieira, que recebeu o presidente da AEAAS, Eduardo Habu, e outros membros da entidade: Adriano Michel Soares de Souza (secretário geral), Rodrigo Ornelas (tesoureiro), Sérgio Gonçalves (diretor) e Marcelo Barbosa (presidente do Conselho Fiscal). Também estiveram presentes a conselheira do CAU-SP, Tamires Noely Gomes de Oliveira, o diretor administrativo do CREA-SP, Joni Incheglu, e o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang.

Na oportunidade, Elvis Vieira detalhou o planejamento estratégico da secretaria proposto para a nova gestão. A unidade passa a ser estruturada por quatro diretorias principais, responsáveis pelas áreas de Planejamento Territorial, Habitação, Projetos e Obras Públicas. “Nosso objetivo é manter o mesmo ritmo e entusiasmo no trabalho, fazendo uma gestão ainda melhor. Para isso, contamos com a contribuição das entidades. Queremos criar essa tradição de diálogo, ouvindo as demandas, trocando informações e apresentando projetos e políticas públicas”, afirmou Vieira. Neste sentido, André Chiang, que há pouco tempo assumiu o Meio Ambiente, recebeu as boas-vindas do grupo e também se colocou inteiramente à disposição.

O encontro ainda apresentou os pilares do Planejamento Urbano em Suzano, que visa uma cidade mais inteligente, criativa, gentil e sustentável, elucidando exemplos práticos já aplicados e novos projetos traçados pelas diretorias. Entre eles está o protagonismo do espaço público como ambientes de encontro, lazer e cultura, conforme preconizado no próprio plano de governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Outro destaque da diretoria de Projetos, gerida por Ricardo Hatiw Lú, é a ampliação do sistema cicloviário suzanense e o estudo de iniciativas voltadas ao empreendedorismo, como a criação de um Mercado Municipal e do Centro Municipal de Empreendedorismo e Tecnologia (Cement), além da avaliação de novos acessos no município.

Já na área de Planejamento Territorial, a pasta busca pensar em políticas públicas a longo prazo, a partir do cenário atual. “Seguimos o lema: ‘da Suzano que temos para a Suzano que queremos’. Precisamos enxergar a cidade que queremos no futuro, mas nos atentando, principalmente, àquilo que não desejamos. Por isso, o monitoramento é constante. Em 2022, por exemplo, o nosso Plano Diretor chega a cinco anos, metade do período vigente. Projetamos uma análise dessa evolução”, detalhou Elvis.

A diretoria de Planejamento Territorial, que tem Eliene Coelho à frente, ainda busca garantir mais qualidade de vida por meio dos planos de bairros, que visam formar novas centralidades, e criar um departamento de geotecnologias para ampliar o monitoramento da cidade em diferentes aspectos, além de aprimorar o sistema de aprovação de projetos e a legislação vigente em Suzano, a partir da Lei do Contorno e Código de Obras e a consolidação do Código Urbanístico.     

Quanto à Habitação, liderada por Miguel Reis, o foco será intensificar as ações de regularização fundiária, por meio da regularização social e programas de assistência técnica de interesse social, além das iniciativas voltadas à qualificação urbanística em áreas precárias, a estruturação dos bairros em áreas irregulares e a contenção das áreas de risco.

Nesta quinta-feira (28), os planos e propostas da secretaria serão apresentados à Associação dos Corretores de Imóveis de Suzano (Acoris), à subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.    

Deixe seu Comentário

Leia Também