sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Sequenciamento para diferenciar variantes é feito pelo Adolf Lutz

Cidades do Alto Tietê encaminham amostras para laboratório oficial do Estado

17 janeiro 2022 - 23h00Por Thiago Caetano - de Suzano
Todas as cidades do Alto Tietê encaminham os testes para diferenciar as variantes da Covid-19 para o Instituto Adolf Lutz (IAL), do Governo de São Paulo. O instituto é responsável pelo sequenciamento de identificação da variante Ômicron.
 
O órgão estadual realiza a análise dos materiais coletados em exame PCR dos municípios. Em seguida, o IAL notifica o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE VIII). Este notifica o município ao detectar a nova variante. A Secretaria de Saúde de Suzano esclareceu que não há custos à cidade.
 
A única cidade que registrou um caso da nova cepa foi Mogi das Cruzes. Entretanto, a Prefeitura destaca que o caso foi importado, uma vez que o paciente esteve fora do município. Hoje, o paciente está curado. Desde então, não foram registrados novos casos na cidade.
 
Até a última sexta-feira (14) nenhum outro município havia registrado um caso da nova variante. Santa Isabel afirmou que centenas de amostras são encaminhadas ao órgão estadual. Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema e Poá também encaminham os testes ao IAL. Todas descartaram a circulação da variante Ômicron.
 
Arujá e Salesópolis não responderam até o fechamento desta reportagem. Entretanto, a Prefeitura de Arujá informou que a cidade também não registrou casos envolvendo a nova cepa. 

Deixe seu Comentário

Leia Também