sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Saúde

Suzano dá início à vacinação de grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades

Cronograma também vai contemplar 2ª dose de idosos na quinta e sexta-feira (20 e 21)

17 maio 2021 - 16h04Por de Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta segunda-feira (17/05) o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Suzano. Os atendimentos devem ocorrer na próxima quinta e sexta-feira (20 e 21/05), das 8 às 17 horas, contemplando a primeira dose das grávidas, puérperas e pessoas acima de 50 anos com comorbidades. O calendário também prevê a segunda aplicação dos idosos acima de 80 anos vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca e a segunda dose daqueles vacinados com a CoronaVac/Butantan até o dia 16 de abril, conforme prazo estipulado pelo imunizante.

O atendimento da quinta-feira (20/05) será descentralizado nos três polos de vacinação, sendo o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), a Escola Municipal Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 – Jardim Belém/Distrito de Palmeiras) e a Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com a oferta do sistema drive-thru neste último endereço, com entrada pela Avenida Brasil.

Neste dia, haverá a primeira aplicação das pessoas com comorbidades acima de 50 anos de idade. Para receber a dose, o suzanense deve comprovar as comorbidades por meio de documentação, apresentando laudo médico e/ou receita médica com resultados de exames recentes, nas versões original e cópia.

Neste grupo estão incluídas as pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial (resistente, estágio 3, estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença Falciforme e talassemia, obesidade mórbida (IMC>40), cirrose hepática e outras comorbidades.

Todos os detalhes podem ser conferidos no link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br. No mesmo dia, os idosos acima de 80 anos já vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca receberão a segunda dose da vacina, conforme prazo estipulado.

Já na sexta-feira (21/05), o atendimento exclusivo na Arena Suzano, com a opção de drive-thru, será destinado à vacinação de gestantes maiores de 18 anos e de puérperas (até 45 dias de pós-parto), com comorbidades. Entre elas, estão incluídas aquelas com quadro de hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo, toxoplasmose, lúpus, obesidade (IMC>40) e outras comorbidades que também devem ser comprovadas e consultadas no site oficial da Prefeitura de Suzano. 

As mulheres que se encaixam neste grupo precisam apresentar carteira do pré-natal, receita do medicamento atualizado com exame e/ou laudo do médico, nas versões original e cópia. Ainda na sexta-feira, haverá a segunda aplicação daqueles vacinados com a CoronaVac/Butantan até o dia 16 de abril, conforme prazo estipulado pelo imunizante.

Vale lembrar que para receber a primeira dose, além dos itens comprobatórios, todos devem apresentar a documentação de praxe para a primeira aplicação, sendo obrigatório documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário. Para a segunda dose, é exigido documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, mais uma vez a atenção redobrada ao cronograma será o caminho para o sucesso da operação. “Nesta semana, teremos dois dias de atendimento que contemplam diferentes públicos. Precisamos que todos se atentem ao cronograma divulgado e à documentação necessária, tanto para a primeira como para a segunda dose”, reforçou.

Além dos canais oficiais da Prefeitura de Suzano, em caso de dúvidas, a Vigilância Epidemiológica poderá ser consultada pelo telefone (11) 4745-2035.  

Deixe seu Comentário

Leia Também