sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Limpeza

Suzano intensifica ações de prevenção a enchentes por toda a cidade

Medidas fazem parte do Plano Verão 2021/2022 e são voltadas para conter possíveis ocorrências do período de chuvas

12 janeiro 2022 - 10h18Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano tem se antecipado às chuvas intensas previstas para este período do ano e segue com ações preventivas por toda a cidade. Já foram mais de 14 bairros atendidos desde o início do mês, incluindo locais com áreas de risco previamente identificadas e monitoradas. Os serviços envolvem limpeza de passagens de água pluvial e desobstrução de diversas estruturas de captação, de modo a prevenir e conter enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais.

Como parte do Plano Verão 2021/2022, as atividades tiveram início em 1º de dezembro do ano passado e seguirão até 31 de março. O Rio Guaió, que cruza diversos bairros do município, está recebendo mais uma limpeza por parte da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos. Desta vez, a área atendida compreende o trecho entre a avenida Brasil e a avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Toda a extensão do rio recebe intervenções periodicamente, para garantir a estabilidade do nível da água.

Outro foco da pasta é a limpeza das valas de drenagem, estruturas responsáveis por captar águas pluviais dos bairros e escoar nos rios da cidade. Até o momento, seis comunidades de várias regiões já foram contempladas, entre elas o Jardim Santa Maria, o Jardim Monte Cristo, o Jardim Brasil, o Jardim Amazonas e a Vila Fátima. O mesmo serviço foi feito nas redes de drenagem de outros quatro locais, como a avenida Antônio Marques Figueira e o Parque Buenos Aires.

Em paralelo, os servidores municipais continuam com um trabalho intensivo de limpeza de bueiros e desobstrução de tubulações, para retirar sedimentos e resíduos diversos que possam impedir o escoamento da água da chuva. Bairros como Cidade Miguel Badra, Vila Maluf, Parque Maria Helena e centro já estão sendo atendidos diariamente. A medida tem garantido a retirada de toneladas de lixos descartados de forma irregular por todo o município. Quando são identificados problemas estruturais nos bueiros, as equipes imediatamente providenciam as melhorias, com a instalação de novas tampas e devidas reformas.

Para reforçar a segurança dos bairros, o mutirão de zeladoria de Suzano segue atuando pelas comunidades, levando serviços diversos de limpeza para o entorno das residências da população, retirando das vias os lixos descartados de forma irregular que podem vir a prejudicar a integridade dos sistemas locais de captação de água. O intensivo tem sido feito desde abril do ano passado e foi responsável pela coleta de mais de 8,9 toneladas de resíduos.

O titular da pasta, Samuel Oliveira, lembrou que é esperado grande contingente de chuva para este início de ano, portanto a administração municipal atua constantemente para reforçar a limpeza da cidade. “Estes trabalhos são essenciais para que seja possível garantir a segurança de todos e evitar problemas com elevação de nível dos rios, deslizamentos e outros fatores que coloquem em risco pedestres, motoristas e lares. Trabalhamos aliados à Defesa Civil para que o ano comece tranquilo para todos, sem imprevistos deste gênero”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também