sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Taxa de isolamento fica entre 36% e 45% no Dia dos Namorados

Data está entre as mais importantes para o comércio por atrair maior movimento nas ruas

14 junho 2021 - 22h30Por Matheus Cruz - de Suzano
O final de semana que marcou o Dia dos Namorados foi de movimento nas ruas dos municípios do Alto Tietê. A data está entre as mais importantes para o comércio, já que atrai grande movimento para a compra de presentes. A taxa ficou entre 36% e 45%. Em quatro das sete cidades da região monitoradas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP), o índice de adesão ao isolamento social ficou entre 36% e 39%. Apenas Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel superaram os 40%. 
 
De acordo com a plataforma, a cidade de Suzano fechou o sábado (12) com 39% de adesão ao isolamento social. Apesar da taxa ser baixa, ainda é superior ao registrado na sexta-feira, um dia antes, quando o sistema apontou isolamento de apenas 33%.
 
Em Mogi, cidade mais populosa da região, o índice apresentou números melhores. Na sexta, a taxa de isolamento ficou em 34%, passando para 40% no sábado. O município segue sendo um dos três melhores colocados da região na adesão ao isolamento social.
 
Em Itaquaquecetuba e Poá o percentual apontado é o pior entre os municípios monitorados pelo Simi-SP. As duas cidades tiveram apenas 36% de isolamento no Dia dos Namorados. No comparativo com a véspera, a situação de Itaqua fica ainda pior. Naquele dia, o município teve apenas 29% de isolamento registrado, contra 36% de Poá.
 
Cenário muito diferente de Ferraz, cidade que faz divisa com Poá. Na cidade, o sistema identificou isolamento de 40% na sexta-feira, já no sábado, o índice foi ainda melhor e chegou em 42%.
 
O município ferrazense fica atrás apenas de Santa Isabel, que registrou isolamento de 45% na data que celebra o Dia dos Namorados. Um dia antes, na sexta, a cidade também apresentou taxa superior na comparação com os outros municípios e fechou com 41%.
 
A lista fecha com Arujá, que ficou no equilíbrio. Assim como Suzano, a cidade teve 33% de isolamento social na sexta-feira, mas ficou em 37% no sábado. Índice melhor que Itaqua e Poá, mas pior na comparação com o registrado nos demais municípios.
 
Todos os municípios tiveram o melhor índice de isolamento social registrado em junho no último dia 3, data que marcou a celebração do dia de Corpus Christi. Naquele dia, a taxa de isolamento na região ficou entre 42% e 50%
 
Sistema
 
O Simi-SP funciona por meio de uma parceria com quatro operadoras de telefonia móvel (Claro, Oi, Tim e Vivo), que colhe informações de deslocamento e os transforma em uma espécie de mapa de calor. Assim, a plataforma consegue identificar os índices de isolamento dos locais.
 
As três cidades menos populosas da região (Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema) não entram no levantamento por terem menos de 50 mil habitantes – população mínima para o balanço.

Deixe seu Comentário

Leia Também