quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Teatro da Neura exibe 'Sábado de Aleluia' no cineteatro de Suzano

Em apresentação única, os ingressos serão entregues com uma hora de antecedência

30 novembro 2021 - 17h00Por de Suzano

O Teatro da Neura estreia, no sábado (4), às 19 horas, a peça “Sábado de Aleluia” no Cineteatro Wilma Bentivegna (Rua Paraná, 70, Jardim Paulista, Suzano). A obra será exibida em vídeo e representa a quinta vez que o coletivo é contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Com direção tripla de Antônio Nicodemo, Cacuia Cauê e Conceni Paulina, o espetáculo-filme integra a Teatralogia dos Sacros Dias, conjunto de obras que tem como contexto e calendário os dias santos. Além desta montagem, compõem também “O Velório” e “O Menino Gigante ou os dez fevereiros”, contudo o grupo percebe que há espaço e material para novas construções dentro da linguagem.

A peça narra a história de Rebeca, que é proibida de conhecer a própria identidade durante vinte anos. A personagem serve como materialização do racismo institucionalizado através da família tradicional do século XIX. Com referências sacras, busca questionar as estruturas, inclusive, cristãs.

A gravação contou com uma equipe de cerca de 30 artistas e foi realizada no Teatro Municipal Armando de Ré, em Suzano, como também fora do espaço teatral, para captação dos entreatos.

Com 60 lugares disponíveis e entrada gratuita, cada pessoa terá direito a um único ingresso. Será necessário o uso da máscara e apresentação do comprovante de vacinação.  Durante o mês de dezembro, o vídeo ficará disponível no canal do YouTube  pelo link https://www.youtube.com/c/CanalTeatrodaNeura

Realismo Fantástico e a Teatralogia dos Sacros Dias

O Teatro da Neura discute, sob o viés da linguagem do Realismo Fantástico e a partir da religiosidade exposta na estética barroca, o racismo e as incoerências que há nas instituições, como a igreja, o casamento, o Estado. De acordo com Antônio Nicodemo, “para o grupo tratar o Realismo Fantástico como estudo, por mais poética que determinada situação seja representada, sempre haverá um questionamento por trás. Sempre haverá uma questão social sendo exposta”.

O interesse em trabalhar sobre a temática sacra nasce em 2010 durante uma viagem que parte dos integrantes fizeram para se apresentar em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Na ocasião, aproveitaram para conhecer Ouro Preto e, desde então, a cidade colonial serve como principal referência cristã e barroca. Unir essa fase histórica e estética do país com o que o grupo já trabalhava passou a ser uma das provocações.

Questão racial

Através de formações, a montagem aprofundou no coletivo a importância de exercitar algumas discussões, principalmente, no âmbito racial.  Afinal, “esses assuntos sempre estiveram próximos ao ‘Neura’ e agora o grupo enxerga a responsabilidade de se colocar diante de algumas temáticas por ser dever do artista questionar o papel, inclusive, da branquitude enquanto denúncia”, afirma Nicodemo.

Segundo Cacuia Cauê, "ter contato com o material que intelectuais e artistas pretas e pretos produzem no Brasil, foi imprescindível para que nosso olhar se transformasse minimamente para esta herança dos 388 anos de escravidão."

Teatro da Neura

Com 17 anos de trajetória, o Teatro da Neura é residente de Suzano/SP e segue de forma ininterrupta com mais de 20 espetáculos, cerca de 50 leituras dramáticas encenadas e possui três linhas de pesquisas, sendo elas: Realismo Fantástico, Teatro Sociedade e Estudos Rodriguianos. Além disso, recebeu premiações pela FUNARTE, PROAC e participou de vários festivais e mostras.

Entre 2015 e 2020 manteve sua sede, o Espaço N de Arte e Cultura, que realizou mais de 250 apresentações e atraiu um público que ultrapassou 5 mil pessoas. Assim como, formou nove turmas em suas oficinas, realizou uma dezena de workshops e formações. Entretanto, devido o Covid-19  e suas consequências na área do entretenimento, o espaço cultural teve suas portas fechadas.

Programação

O que: Única apresentação do espetáculo-filme “Sábado de Aleluia”.

Quando: 04 de dezembro de 2021.

Horário: Às 19 horas (chegar às 18h para retirar o ingresso, sendo um por pessoa e 60 lugares disponíveis).

Onde: Cineteatro Wilma Bentivegna – Rua Paraná, 70, Jardim Paulista, Suzano/SP.

Quanto: Gratuito

Será necessário o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação.

Deixe seu Comentário

Leia Também