sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

90% da população

07 dezembro 2021 - 05h00

A vacinação no País avança e ontem, pelos últimos números divulgados, a Campanha contra a Covid-19 no Brasil ultrapassou a marca de 90% da população-alvo com a primeira dose da vacina. 
Um percentual importante que traz um pouco mais de segurança no combate à doença.
É importante, no entanto, prosseguir com o trabalho intenso de conscientização da população para que continue se vacinando.
Entre os estados que mais aplicaram a primeira dose do imunizante estão Santa Catarina, Roraima, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, isso se deve à política do governo em adquirir, logo no início, mais de 550 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Dessas, mais de 378 milhões já foram distribuídas e 314 milhões foram aplicadas, graças a um forte programa de imunização.
Há um Programa Nacional de Imunizações (PNI), que realiza atualmente uma das maiores campanhas de vacinação da história do Brasil, segundo o governo federal.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, se for somado aos outros agentes imunizantes do Calendário de Vacinação brasileiro, ao todo, são quase 1 bilhão de doses de vacina. 
É importante prosseguir com a campanha, sobretudo por conta do surgimento de outras variantes. Os números do Brasil demonstram que o Sistema Único de Saúde é forte, capaz de implementar e colocar em prática uma campanha de vacinação tão importante e significativa.
De acordo com o ministério, “das mais de 314,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, 159,5 milhões de brasileiros iniciaram o ciclo vacinal e 140,5 milhões completaram o esquema com a segunda dose ou dose única do imunizante. Com o envio de doses de reforço, 14,1 milhões de brasileiros já reforçaram a imunidade com a dose adicional ou de reforço. Para 2022, mais de 354 milhões de doses estão garantidas para dar continuidade à campanha no próximo ano”.
Ontem, o País recebeu mais 1,5 milhão de doses do imunizante da Pfizer chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição será feita de maneira proporcional e igualitária, depois de acordo entre União, estados e municípios.
Nos últimos cinco dias, o Brasil recebeu mais de 10 milhões de doses do imunizante produzido pelo laboratório. Dos mais de 310 milhões de doses aplicadas em todo o País, cerca de 153 milhões são da Pfizer.
O contrato em andamento com a farmacêutica prevê a entrega de 100 milhões de doses. Ao desembarcarem, os imunizantes passam por um processo de checagem de qualidade.