sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Dia V

15 outubro 2021 - 05h00

O Alto Tietê vai reforçar a campanha de vacinação neste sábado, dia 16 de outubro, com o “Dia V” de vacinação.
A campanha será em parceria com os 645 municípios do estado, com duas frentes principais: aplicação da segunda dose e da dose adicional contra a Covid-19 e atualização da carteirinha de crianças e adolescentes que integram tanto a campanha contra o coronavírus quanto a de multivacinação.
Na data, mais de 5 mil postos estarão abertos das 7 às 19 horas. A população deve consultar a programação e horários de funcionamento dos postos de sua cidade.
É importante que a população fique atenta à campanha. É importante também que a vacinação avance para garantir maior número de pessoas imunizadas.
Atualmente, há 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose contra a Covid-19 atrasada em todo o Estado. Os números incluem o Alto Tietê. Entre elas, estão 2,1 milhões de pessoas que precisam concluir esquemas vacinais com doses da Pfizer, número que foi impactado com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose.
A medida já beneficia parte dos 3,2 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos que começaram a ser imunizados em agosto e podem concluir seus esquemas a partir deste mês. O balanço de faltosos inclui ainda 915 mil que precisam receber a segunda dose da Coronavac e 1 milhão da Astrazeneca.
Segundo o governo estadual, o foco dessa vacinação é na segunda dose que está atrasada, tanto para os adultos como para adolescentes. Com o aporte financeiro do Governo do Estado, os 645 municípios também poderão colocar em dia a vacinação no registro da plataforma Vacivida.
As prefeituras também poderão aplicar a dose adicional em idosos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até abril e já estão aptos a receber o reforço – aplicado após seis meses da conclusão do esquema vacinal.
Para garantir o funcionamento e a disponibilidade de equipe completa nas unidades no decorrer do sábado, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará um recurso financeiro aos profissionais de saúde dos municípios.
As prefeituras também poderão aproveitar a ocasião para atualizar a plataforma Vacivida, permitindo que a rede registre os dados de vacinados que eventualmente ainda não foram cadastrados no sistema.
No decorrer da campanha de imunização contra Covid-19, o Estado de São Paulo já aplicou cerca de 70 milhões de doses e ultrapassou a meta de 90% de cobertura entre as pessoas com idade acima de 45 anos. Considerando toda a população adulta, 99,3% já receberam ao menos uma dose e 80,5% concluíram o esquema vacinal. Além disso, mais de 310 mil adolescentes e jovens na faixa de 12 a 19 anos já estão com a proteção completa.
Portanto, a campanha do “Dia V”, que será no sábado, é de extrema importância para o combate à Covid-19.