sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Esperança de mais doses

15 maio 2021 - 05h00
A vacina continua sendo a única esperança para vencer a Covid-19 e, por isso, a busca por mais doses vem sendo, cada vez mais, intensificada.
As dificuldades do País são grandes. Faltam vacinas em uma parte dos países e a CPI da Covid, instalada no Senado Federal, mostra, com os depoimentos até agora, que o Brasil poderia ter conseguido, com alguma antecedência, mais doses do imunizante. O governo afirma que vem fazendo o possível. Enviou recursos a Estados e municípios, mas o ritmo da vacinação ainda é aquém.
No Estado de São Paulo, o governo busca reforçar o trabalho de busca por vacinas.
Nesta semana, o Estado anunciou a entrega de mais 1,1 milhão de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com isso, o Butantan chega à marca de 47,2 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde desde o início deste ano.
Segundo o Estado, as vacinas que estão sendo entregues somam 47,2 milhões de doses entregues ao ministério para a imunização dos brasileiros. De acordo com o Estado, com isso se completa a primeira etapa do contrato de 46 milhões de doses da vacina e já se inicia o atendimento da segunda etapa dos 54 milhões de doses.
O quantitativo entregue já contempla o início do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde para mais 54 milhões de vacinas.
As doses entregues em maio foram produzidas a partir de 3 mil litros de insumos recebidos no dia 19 de abril. 
A matéria-prima passou pelo envase, rotulagem, embalagem e inspeção de qualidade no complexo fabril do Butantan na capital paulista.
O instituto agora aguarda autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina. Assim que um novo lote de insumos chegar ao País será possível retomar a produção e efetuar novas entregas do imunizante ao governo federal.
Um outro fator pode prejudicar a produção de vacinas. Questões referentes à relação diplomática Brasil x China interferem no cronograma de liberação de novos lotes de insumos. Não há entraves relativos à disponibilização de IFA ao Butantan por parte da biofarmacêutica Sinovac.
Além das novas doses da vacina contra a Covid-19, serão entregues em maio mais 30 milhões de doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde, para distribuição em todo o País.
O trabalho é intenso, a população aguarda que as autoridades consigam garantir os imunizantes o mais breve possível.