quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Gama de serviços ao bairro

24 fevereiro 2020 - 23h59
Os serviços públicos têm de chegar até os bairros. Geralmente as regiões mais centrais das cidades são privilegiadas com uma gama de atendimentos públicos.
Na semana passada, o DS trouxe reportagem mostrando que a Zona Norte de Suzano vai receber um novo equipamento público. Trata-se do Centro Unificado de Serviços (Centrus) - Unidade II, que fará parte do projeto "Suzano Mais Fácil". A previsão é de que o local seja entregue ainda neste primeiro semestre de 2020 e ofereça até 14 diferentes serviços da Prefeitura. 
A quantidade de serviços disponíveis vai contribuir de forma direta para atendimento da população da cidade. Havia inúmeras reivindicações em torno dos serviços prestados.
Em Suzano, o espaço será instalado no número 2.301 da Avenida Francisco Marengo, na região comercial do Jardim Dona Benta. Ficará em uma área do supermercado Nagumo, cedida gratuitamente pelo empreendimento a partir do projeto "Abrace Suzano".
A Prefeitura de Suzano terá um contrato para utilização do local com duração de cinco anos. 
Em relação ao investimento com equipamentos, mobiliário e recursos humanos, o investimento será de aproximadamente R$ 300 mil.
Uma grande quantidade de serviços vai ser oferecida. Entre eles estão Banco do Povo Paulista, Suzano Mais Emprego (recebimento de currículos e cadastros para vagas de emprego), Posto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dívida ativa, cadastro de contribuintes municipais (alteração, inscrição e cancelamento) e assuntos referentes aos cemitérios municipais (exumação, 2ª via de títulos de posse, transferência, alvarás de construção).
Também haverá emissão de 1ª e 2ª vias do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento da Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; cadastros imobiliários, com alteração de proprietário, compromissário, revisão do IPTU, isenção e recadastramento e certidões; emissão de alvarás, recebimento de projetos e emolumentos; setor de protocolo geral; e Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), com os serviços de indicação de condutor em casos de infração de trânsito, defesa de notificação e recurso de multa.
Os serviços públicos são aqueles serviços prestados para a sociedade com o objetivo de proporcionar bem-estar para a população. São considerados importantes para a vida dos moradores dos municípios.
Alguns desses serviços precisam ser garantidos através de legislações, já que podem estar relacionadas com questões morais e associadas com os direitos humanos.
Em Suzano, de acordo com a Prefeitura, com a instalação do novo equipamento no Distrito de Boa Vista, a expectativa é levar a mesma estrutura para a região de Palmeiras.