sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Geração de emprego

03 julho 2022 - 05h00

O desafio da geração de empregos persegue as administrações municipais, estaduais e federal.
Na semana passada, dois dados foram importantes para analisar a situação do desemprego: um deles do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o outro do Ministério do Trabalho.
Pelos dados da ocupação divulgados pelo IBGE existe uma recuperação continuada do mercado de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) aponta que a taxa de desocupação ficou em 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio.
Pelo dados do Ministério do Trabalho, trazendo as informações para o Alto Tietê, o segundo quadrimestre para Suzano começou de forma positiva. 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informou que, em maio passado, o município gerou 1.070 vagas de emprego, representando quase um terço de todos os postos criados no Alto Tietê - esse é o resultado mais expressivo para um único mês entre todas as cidades do bloco regional neste ano.
Os dados são importantes porque mostram o avanço da geração de empregos, um desafio constante para as administrações públicas.
Os dados liberados nesta terça-feira (28/06) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, comprovam a tendência de alta e a possibilidade de a quantidade de vagas geradas não ser um fato isolado. Segundo o órgão, Suzano já vinha em uma trajetória ascendente desde março, quando a cidade gerou 237 vagas e, logo depois, em abril, mês em que 327 postos foram criados. 
O setor de Serviços foi o que mostrou o maior número de vagas, 898, em segundo lugar surge o segmento de Comércios, com 107 postos gerados. Construção Civil, com 35; Indústria, com 29; e Agricultura, com um, completam os segmentos dentro do mercado de trabalho formal. 
Para a Prefeitura de Suzano, este número mostra que a cidade está realmente em elevação no mercado de trabalho. 
O município havia registrado 567 novas vagas em março e abril e agora, em um único mês, quase dobramos a quantidade de vagas.
Portanto, será cada vez mais importante que as cidades possam viabilizar ao máximo a criação de trabalho.
Suzano, a exemplo de outras cidades da região, garante que tem contribuído para a criação de empregos e um dos fatores para os números positivos é o trabalho realizado pelo “Suzano Mais Emprego”, que divulga continuamente as oportunidades de trabalho não só para o município, mas também para toda Região Metropolitana de São Paulo.