sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Geração de empregos

01 agosto 2021 - 05h00

As cidades espalhadas por todo o País buscam reforçar seus projetos na tentativa de ampliar o número de postos de trabalho.
O desafio é grande. Com a pandemia muitos postos de trabalho foram fechados. 
Com o avanço da vacinação, a expectativa é pela retomada da economia. 
Na semana passada, o DS trouxe reportagem mostrando que o Alto Tietê criou 1.955 postos de trabalho em junho deste ano, aponta o novo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao todo, foram 11.663 admissões, contra 9.708 desligamentos. Das dez cidades da região, apenas Salesópolis teve saldo negativo (-12). 
Os dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Caged apontam que na liderança de criação de postos de trabalho em junho está Itaquaquecetuba. A cidade contabilizou saldo positivo de 715 vagas de empregos gerados, resultado de 2.272 contratações e 1.557 demissões.
A situação ainda não é tranquila. O desafio ainda é grande. Suzano aparece na segunda posição com a geração de 371 postos de trabalho. A cidade computou, em junho, 2.401 admissões e 2.030 desligamentos.
Na economia brasileira, é sempre uma tarefa inglória relacionar os números da atividade com a vida real, embora não sejam coisas incompatíveis. Neste momento, por exemplo, o País bate recordes de desemprego. Muita gente depende do auxílio emergencial do governo, este ano muito menor que o do ano passado, para sobreviver. Mas, na economia, as exportações, por exemplo, batem recorde.
Em relação ao País, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, na semana passada, que a retomada da economia brasileira e o retorno seguro ao trabalho continuarão em ritmo acelerado com o avanço da vacinação da população contra Covid-19. 
Em especial nos setores de serviços e comércio, os mais afetados pelas medidas de enfrentamento à crise sanitária.