sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Investimentos Etecs e Fatecs

02 setembro 2021 - 05h00

As unidades das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) têm contribuído de forma direta para o ensino profissionalizante de milhares de estudantes.
As cidades da região, por meio das prefeituras, vêm reivindicando a construção de Etecs e Fatecs. 
Nesta semana, o Estado anunciou investimentos de R$ 145 milhões para modernização das 223 Escolas Técnicas e 74 Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O volume de repasses autorizado no Palácio dos Bandeirantes é um recorde para o ensino técnico estadual.
O investimento chega em um momento importante em que vivemos diante de uma pandemia ainda preocupante. 
As Fatecs e Etecs são procuradas por empresas e indústrias. Mais de 80% dos alunos saem com empregabilidade garantida porque há credibilidade na formação profissional.
Os recursos do Estado serão destinados para compra de kits para o ensino híbrido, montagem de Salas de Integração Criativa com Espaços Maker e obras e reformas em unidades. Ao todo, 8.672 salas de aulas e laboratórios vão receber câmeras, TVs de 65 polegadas, caixas de som, microfones, computadores e tripés. Os equipamentos vão aprimorar o chamado ensino híbrido.
Com esse investimento, o Centro Paula Souza dá um passo importante para continuar sendo referência de ensino técnico, oferecendo recursos e infraestrutura alinhadas ao que há de mais tecnológico no ambiente educacional, como a criação das Salas de Integração Criativa com Espaços Maker.
Durante 2008, as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais deram diversas demonstrações de integração com a comunidade em que estão inseridas. Foram várias iniciativas de responsabilidade social, colocadas em prática por meio de campanhas, parcerias, trabalhos voluntários e projetos.
Todas as Etecs e Fatecs receberão equipamentos para a montagem desses ambientes. Serão notebooks, kits de Arduino, impressoras 3D, scanners 3D, mobiliários, mesa de corte a laser, lousas e TVs de 65 polegadas.
A Educação Profissional é o modelo de aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir a demanda do mercado de trabalho.
São oferecidos cursos para trabalhadores jovens e adultos, independente de escolaridade, com o objetivo de qualificação e requalificação profissional. Para alunos jovens e adultos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino são oferecidos cursos técnicos profissionalizantes.