sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Na linha de frente

16 abril 2020 - 23h59
Os profissionais de Saúde estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Vivem no risco iminente de contrair a doença.
Por isso, é importante um trabalho de reforço na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uma maior proteção para quem está atendendo os pacientes com coronavírus internados em hospitais. 
O DS trouxe, na edição de ontem, reportagem mostrando que desde o começo da pandemia do novo coronavírus, a cidade de Suzano afastou oito profissionais da saúde por testarem positivo para a doença. 
Os profissionais são um médico, dois enfermeiros, três auxiliares administrativos, um auxiliar de limpeza e um psicólogo.
Na edição de hoje, o DS traz outra informação importante. Desta vez, sobre o teste positivo do diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz. Ele também é coordenador do Pronto-Socorro (PS) e está em isolamento.
De acordo com a última audiência de prestação de contas da Saúde, a cidade de Suzano conta com 1.260 profissionais de saúde. Desses 201 são médicos que estão divididos da seguinte forma: 8 são cirurgiões, 78 clínicos, 23 estrategistas, 3 generalistas e 18 ginecologistas. Os demais estão distribuídos entre neurologistas, oftalmologistas, ortopedistas, pediatras, pneumologistas, psiquiatras, urologistas, médicos plantonistas e médicos veterinários.
O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP) divulgou uma carta aberta onde defende o Sistema Único de Saúde (SUS) e os servidores e trabalhadores da pasta. 
Na carta, a entidade reforça que os profissionais da saúde são os que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. "Estamos todos os dias no transporte público indo para os hospitais e tratando das pessoas que foram, ou não, contaminadas pelo vírus", diz o texto.
Além disso, o sindicato também emite preocupação pela contaminação de trabalhadores que se enquadram o grupo de risco. 
É importante que os profissionais trabalhem com segurança. Além do afastamento de oito profissionais de saúde, a Prefeitura de Suzano também informou na tarde da última segunda-feira que vai reforçar o quadro de médicos na cidade para combater o coronavírus. A informação divulgada informa que essa contratação deve ser feita diretamente pela municipalidade ou também pela Organização Social de Saúde que administra e gerencia o hospital de campanha que está é levantada na Arena Suzano. 
Os profissionais da linha de frente devem ser os primeiros a garantir suas seguranças. Para isso, é importante que o poder público reforce as condições de trabalho em cada hospital e posto de saúde dos municípios.