sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Planejamento urbano

21 junho 2018 - 23h59
Planejar uma cidade é sempre uma tarefa difícil, árdua e que exige muitos projetos aliado ao desenvolvimento sustentável com garantia de acessibilidade e comodidade aos cidadãos.
Especialistas afirmam que a requalificação urbana, por exemplo, é também, sobretudo, um instrumento para a melhoria da qualidade de vida.
Nesse sentido é preciso promover a construção e recuperação de equipamentos, infraestruturas e a valorização do espaço público com medidas de dinamização social e econômica, através de melhorias urbanas, de acessibilidade ou centralidade. 
É um processo de planejamento estratégico, capaz de reconhecer, manter e introduzir valores aos cidadãos.
Ontem, Suzano deu um passo importante para tentar garantir esse trabalho. Foi assinado convênio para garantir o levantamento de informações técnicas que poderão auxiliar em futuros projetos de requalificação urbana do município. 
Esse é um importante passo para que assim o Poder Público tenha em mãos dados importantes para implementar suas estratégias em busca do desenvolvimento. (O DS traz as informações sobre o convênio na edição de hoje). 
Na prática, a instituição, cujo convênio foi firmado, fornecerá alunos para que realizem esses estudos, inicialmente na região central da cidade. 
Dentre as atribuições, nas próximas semanas, até o fim de julho, eles farão medição de ruas e calçadas, contagem de pedestres e veículos, verificação da sinalização de trânsito, entre outros itens. 
Os estudantes terão de cumprir 60 horas de atuação em Suzano, que serão validadas por meio de um certificado concedido pela administração municipal.
É importante que o espaço urbano seja privilegiado. 
Pode ser definido como todo lugar físico das cidades que abrigue o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. Daí a importância de estabelecer esse trabalho de parceria.
O espaço da cidade é, dessa forma, uma paisagem representativa do espaço geográfico, um território das práticas políticas e um lugar das visões de mundo e mediações culturais, afirmam especialistas da área.
É importante então que esse trabalho desenvolvido pela administração venha atingir seus objetivos. Assim vai beneficiar diretamente os milhares de moradores da cidade.
Afinal o desenvolvimento urbano com sustentabilidade, priorizando o espaço público e garantindo os acessos aos cidadãos trazem benefícios diretos à cidade.