quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Queda de energia

09 agosto 2018 - 23h59
As constantes quedas de energia em Suzano preocupam. Reportagem publicada pelo DS mostrou que, nos últimos dias, foram, ao menos, quatro interrupções.
O certo é que, em várias regiões do Estado, as fortes chuvas, além de alagamentos, têm causado recorrentes interrupções no fornecimento de energia elétrica. Com isso, muitos consumidores podem sofrer prejuízos materiais e não materiais.
Nesses casos, a responsabilidade pela reparação dos danos é da concessionária de energia, de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e com a resolução normativa nº 499/2012 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Assim, se houver danos a aparelhos elétricos, por exemplo, a distribuidora de energia deve consertar, substituir ou ressarcir os consumidores.
Pela resolução da nº 360/2009 da Aneel, o prazo para encaminhar queixa à concessionária é de até 90 dias corridos (contados da data da ocorrência do dano).
Na reportagem que o DS mostrou a EDP Bandeirantes, concessionária de energia responsável pela região, informou que as quedas foram causadas por agentes externos como pipas e galhos de árvores. 
Como forma de evitar as constantes quedas de energia, que vem incomodando e preocupando os comerciantes da região, a EDP desenvolveu um plano de investimentos específico para a malha central. O plano conta com um cronograma que prevê atuações no controle do impacto da vegetação na rede elétrica local, a substituição de cabos comuns por tecnologias mais resistentes e a troca de equipamentos por outros mais eficientes.
De acordo com a EDP, o serviço de poda da arborização próxima à rede elétrica foi reforçado. No entanto, pelo que se tem visto ainda não é suficiente. 
Nos próximos meses, alguns pontos da rede elétrica existente na área central vão ser substituídos por cabeamentos protegidos, que minimizam o impacto de agentes externos, como a vegetação e pipas. A concessionária também construirá uma nova rede de distribuição aérea para aprimorar a confiabilidade do sistema, de três quilômetros de extensão, que contempla a fiação protegida, esta ainda está em fase de finalização, explica. 
Além disso, foram implantados na região, religadores automáticos de carga, que possibilitam o monitoramento remoto do sistema local pelo Centro de Operação Integrada (COI) da Distribuidora, agilizando o atendimento e minimizando a abrangência em caso de ocorrências.
De fato a situação é muito preocupante, porque muitos comerciantes têm reclamado de prejuízos causados pela queda repentina de energia elétrica em horários comerciais.