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Jornal Diário de Suzano - 30/06/2022

Trajetos curtos na ferrovia

16 JUN 2022 - 05h00

Projeto que prevê trajetos curtos em linhas de trens pode ser uma alternativa para atender um número maior de passageiros e escoar cargas via ferrovia.
O DS trouxe reportagem, na edição de ontem, mostrando que a proposta está pronta.
A Secretaria de Logística e Transportes (SLT) apresentou em audiência pública, em São Paulo, e prevê a expansão das linhas ferroviárias através das shortlines – linhas de trajeto curto.
Pode, sem dúvida, ser um passo importante para a ampliação de novas linhas, uma vez que, atualmente, mesmo com a ampliação de novas estações, o sistema continua lotado.
O evento de apresentação foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que ainda vai levar o projeto a votação no plenário, e foi aberto ao público. 
Enviado à Alesp pela Secretaria da Casa Civil em regime de urgência e elaborado pela SLT, o PL do Governo de SP planeja a criação do Departamento Ferroviário do Estado de SP, que vai atuar na autorização especial dessas linhas para a iniciativa privada atuar com custos mais vantajosos do que na atualidade. 
Desde o ano passado, a SLT trabalha na elaboração do projeto. Em janeiro deste ano, criou o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de SP que por sua vez prepara o PEF/SP (Plano Estratégico Ferroviário do Estado de SP), apresentado em reuniões técnicas com prefeitos e entidades representativas do setor ferroviário como forma de transparência pública do Governo Paulista.
Embora ainda pouco conhecido no Brasil, o termo já é amplamente difundido no exterior, e é de grande importância para o setor ferroviário.
As ferrovias shortline são linhas de menor distância que servem para conectar pontos próximos mas importantes dentro da linha férrea. Assim, o conceito traz mais agilidade e eficiência ao setor ferroviário.
São ferrovias para o transporte de passageiros, conectando cidades próximas em linhas curtas. Traduzido do inglês, é uma ferrovia de linha curta, empresa ferroviária de pequeno ou médio porte que opera a uma distância relativamente curta em relação a redes ferroviárias nacionais maiores. 
O termo é usado principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, segundo especialistas.

 

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