sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Wi-Fi público

04 setembro 2018 - 23h59
O mundo está cada vez mais conectado. Os smartphones tornaram-se parte da rotina das pessoas ao centralizar contatos, e-mails, agenda, acesso à Internet, comunicador instantâneo e até serviço de transporte. Junto dessa comodidade proporcionada pelo avanço tecnológico, entretanto, surgiu também uma preocupação recorrente do usuário em estar sempre conectado e, sobretudo, manter o dispositivo com energia suficiente para seu funcionamento, já que as baterias dos aparelhos atuais não têm a mesma autonomia dos antigos celulares.
Não há dúvida de que uma das maiores felicidades do homem contemporâneo é ter Wi-Fi grátis, seja para trabalhar, navegar em redes sociais, para passar o tempo enquanto espera aquele seu amigo que sempre se atrasa para chegar e até mesmo para curtir um bom jogo online quando se está com o tempo livre.
Alguns locais têm a preocupação de oferecer internet livre para quem os visita, é só pedir a senha do Wi-Fi ou se cadastrar em algum tipo de sistema para que a internet seja liberada para navegação. Também existe a opção do Wi-Fi livre, onde é só o usuário se conectar em uma rede aberta e pronto.
O Wi-Fi em locais públicos é uma iniciativa que está sendo tomada em muitos municípios.
Em Suzano, conforme reportagem publicada pelo DS ontem, o Setor de Tecnologia e Informação (TI) está concluindo estudos técnicos para a criação de um plano de internet sem-fio em locais públicos. Outro ponto que está sendo avaliado é a viabilidade jurídica, como por exemplo, a responsabilidade no possível uso indevido da internet sem fio nesses espaços, assim como a segurança dos dados. Em razão dessas variáveis, um esboço mais aprofundado sobre os custos de manutenção também é realizado. 
Conforme publicado em outubro de 2017 pelo DS, Suzano estudava a possibilidade de implantar Wi-Fi na Praça João Pessoa, localizada no Centro. A previsão era de que o projeto tivesse andamento a partir de 2018. 
Na época, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos havia promovido melhorias em diversas áreas públicas ao longo dos primeiros meses de gestão. As praças São Judas, no Parque Buenos Aires; Vinte e Um de Abril, na Cidade Boa Vista; Enio Pizzolato, no Centro e a Rua Dr. Odilon de Souza, no Jardim Imperador, estavam entre os locais reformados. 
Em geral, as conexões Wi-Fi pagas exigem, além de um cadastro do usuário, a inserção de dados de pagamento como o número do cartão de crédito. Depois, pode ocorrer de pedirem a inserção de dados de senha e login.
A disposição de Suzano em estudar o tema é importante porque pode garantir para o cidadão da cidade uma forma maior de conhecimento e, principalmente, acessibilidade com o mundo virtual.