sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
E.E Luiz Bianconi

Alunas de escola estadual de Suzano conquistam título inédito de xadrez

Equipe desbancou 12 escolas do Estado para obter feito nos Jogos Escolares 2019

16 outubro 2019 - 13h15Por Marcus Pontes - de Suzano

Quatro alunas da Escola Estadual Luiz Bianconi conquistaram o título inédito de xadrez, na categoria infantil, nos Jogos Escolares 2019. A competição aconteceu envolveu escolas de todo o Estado, entre os dias 10 e 15 de outubro, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. A recepção das campeãs será nesta quarta-feira, 16, às 15 horas. A expectativa é de que as homenagens sejam realizadas na instituição suzanense. 

Para conquistar o título inédito na cidade, as enxadristas, com idades entre 14 e 15 anos, Ana Beatriz, Leticia Ikemoto, Maria Eduarda e Julia Coutinho, tiveram de superar outras 12 equipes do Estado. As partidas ocorreram contra escolas de Jaú, Ourinhos, Registro, Araçatuba, Nova Luzitânia e de São Paulo (Capital). 

Mas, até chegar à final, elas precisaram passar por outras três etapas, como municipal, subregional e regional. Segundo o professor de Educação Física e treinador da equipe, Raul Assis, as alunas treinam juntas há quatro anos. Esse, porém, não foi o único bom resultado na competição estadual. 

"No ano passado, a gente chegou até ir aos Jogos Escolares, mas acabamos ficando em sétimo colocado. As meninas continuaram treinando e, hoje, a gente pode dizer que conquistaram o grande objetivo. O título máximo do qual almejavam", disse.

O professor destacou a importância desse título, em especial para fomentar a prática do xadrez tanto na cidade quanto no Alto Tietê. Para ele, o projeto, da Secretaria do Estado da Educação, é um importante viés curricular educacional. "Esse projeto tem outros alunos, mas elas se destacaram. A gente espera que o esporte ganhe maior visibilidade. O título pode alavancar novas promessas do xadrez da cidade e região", estimou. 

Ainda de acordo com o professor, o título não credencia a equipe para outras competições. "O título final seria o estadual mesmo. Claro, elas disputaram outros torneios, mas com foco para a preparação para os Jogos Escolares", finalizou.