sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 01-05-2020

30 abril 2020 - 23h59Por Edgar Leite
Pesquisa  
do Coren-SP
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) divulgou os resultados de sondagem junto aos profissionais de enfermagem do Estado de São Paulo, em relação ao uso de EPIs no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus/Covid-19.
 
5.451 respostas
De acordo com informações da assessoria de imprensa, encaminhadas ao DS, foram 5.451 respostas obtidas entre os dias 14 e 21 de abril. 
 
Medo
Cerca de 80% dos participantes afirmam ter medo de atuar nos serviços de saúde no cenário da pandemia. Cerca de 60% dos participantes atuam em instituições privadas ou filantrópicas; mais de 30% em instituições públicas municipais (prefeituras); menos de 20% em instituições públicas estaduais (há casos de duplo vínculo de trabalho).
 
40% sem  
treinamento
Cerca de 40% dos participantes afirmam não ter passado por nenhum treinamento na instituição onde atuam
 
Ferramenta  
complementar
A sondagem é uma ferramenta complementar aos canais oficiais de denúncia e serve como forma de conhecer de maneira mais ágil a percepção dos profissionais neste momento. Todas as denúncias são averiguadas, com possibilidade de notificação às instituições para adequação e de encaminhamento ao Ministério Público do Trabalho. 
 
Reuniões
Diante dessas denúncias recebidas, também foram realizadas reuniões com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, secretarias de Saúde, câmaras municipais e sindicatos.
 
Resultados
Os resultados desse levantamento servirão também como elementos de diálogo junto às autoridades das mais variadas esferas para a busca de melhorias nas condições de trabalho da categoria, explica o presidente em exercício do Coren-SP, o enfermeiro Cláudio Luiz da Silveira.