sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 19-01-2019

18 janeiro 2019 - 23h59Por Edgar leite
Câmeras
Na semana passada, a Coluna Lance Livre publicou nota mostrando que a implantação da central de monitoramento, em Suzano, é um dos grandes desafios do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).
 
Redução  
dos crimes
Sem dúvida, o equipamento será importante na redução dos crimes.
 
No semestre
Ontem, o governo Ashiuchi informou que a central será inaugurada neste semestre.
 
Nome pouco 
parecido
O nome será pouco parecido com Guararema, que foi batizada de ‘CSI’. Entre as diferenças, em Suzano terá um ‘S’ a mais. Será Central Integrada de Segurança de Suzano (CISS) - o DS traz na edição de hoje reportagem sobre o assunto.
 
Novo sistema
A estrutura do novo sistema de monitoramento está sendo construída no subsolo do Paço Municipal e vai operar com 52 câmeras inicialmente. 
Guarda armada
Reportagem publicada no Jornal Folha de S. Paulo mostra que cidades que armaram suas guardas municipais após a permissão do Estatuto do Desarmamento, em 2003, apresentaram queda acentuada na taxa de homicídios e agressões, na comparação com municípios similares que não usam armas.
 
Redução na taxa
A reportagem informa ainda que na média, a decisão de colocar armas nas mãos dos guardas municipais provocou uma redução na taxa de homicídios de 67 por 100 mil habitantes -na comparação com as cidades brasileiras que não armaram suas guardas. 
 
Em SP
Em São Paulo, o efeito médio de armar as guardas municipais foi de queda de 31 homicídios por 100 mil habitantes.
 
Na região
Na região do Alto Tietê, as guardas municipais estão se armando. A expectativa é de reduzir o número de assassinatos, principalmente.